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Centro de Ciências Humanas e da Educação

Notícia

16/12/2021-16h21

Udesc Faed define planejamento e cronograma para o retorno das atividades pedagógicas presenciais em 2022

 
Atividades pedagógicas presenciais serão retomadas em 2022
O Conselho do Centro do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), aprovou em reunião ordinária realizada nesta terça-feira, 14, o planejamento e o cronograma do retorno presencial das atividades pedagógicas para 2022 no âmbito do ensino de graduação e de pós-graduação. Confira:

Graduação

A direção de Ensino de Graduação em conjunto com as chefias dos departamentos de Biblioteconomia, Geografia, História e Pedagogia, elaborou o planejamento e o cronograma para o retorno presencial das atividades.

Como vai funcionar?
O planejamento será dividido em duas fases. A Fase 1 diz respeito ao retorno das atividades pedagógicas presenciais em pequenos grupos, enquanto a Fase 2 compreende aulas presenciais na Graduação.

Quando começa?
A Fase 1, que compreenderá o período de 03 de fevereiro a 11 de março de 2022, diz respeito ao retorno presencial das atividades pedagógicas em pequenos grupos. Nessa etapa, os departamentos deverão elaborar um planejamento próprio, podendo ser compreendidas como atividades de pequenos grupos: Estágio Curicular Supervisionado; Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) e Residência Pedagógica; PET Geografia; Atividades em laboratórios; Saídas de campo (obedecendo as regras e orientações do Guia da Udesc e com anuência da Comissão Setorial de Monitoramento da Covid-19 da Udesc Faed); Bancas de Trabalhos de Conclusão de Curso; outras atividades específicas planificadas pelos departamentos.

A Fase 2 ocorrerá a partir de 28 de março de 2022, com o início do semestre letivo da graduação, e com o retorno das aulas presenciais na Udesc Faed.

Como serão as aulas?
Conforme orientações aprovadas no Concentro, será adotado um limite de até 20 estudantes por turma/sala, observado o distanciamento mínimo entre as pessoas. Todos os ambientes deverão estar amplamente ventilados, sem uso do ar condicionado, com todas as pessoas utilizando máscara e álcool em gel, sem compartilhamento de materiais e alimentos.

No caso das turmas acima de 20 alunos será feito o revezamento de estudantes, com divisão em duas turmas fixas de igual quantidade (50% dos alunos) cujo critério de divisão será dado pela ordem alfabética. Antes do início das aulas, os estudantes serão notificados por e-mail em qual turma estarão alocados.

Considerando que o Centro conta com grande parte das disciplinas dos cursos com mais de 20 estudantes matriculados, será necessário realizar um revezamento entre os estudantes, adotando uma metodologia em que semanalmente, tenham estudantes na modalidade presencial e outros em modalidade remota.

Pós-graduação

A direção de Pesquisa e Pós-graduação, em conjunto com as coordenações dos Programas de Pós-graduação do Centro e com o quadro técnico envolvido, elaborou um documento com orientações para o planejamento e um cronograma para o retorno presencial das atividades pedagógicas em 2022.

Como vai funcionar?
O cronograma de retorno está estruturado em duas fases. A Fase 1 diz respeito ao retorno facultativo das atividades presenciais de ensino, enquanto a Fase 2 compreende aulas presenciais compulsórias na Pós-Graduação.

Quando começa?
A Fase 1 compreende o retorno presencial facultativo, e será implantada de 01 de fevereiro a 28 de março de 2022. Fica limitado em 20 (vinte) o número de estudantes por disciplina/turma. Por se tratar de fase facultativa, durante o período da Fase 1 será também admitida a modalidade de Ensino Remoto.

A Fase 2 ocorrerá a partir de 28 de março de 2022, com o retorno compulsório das aulas presenciais, respeitando o limite máximo de 20 estudantes por todas as disciplinas e turmas.

Como serão as aulas?
Deverá ser observado o distanciamento mínimo entre as pessoas, todos os ambientes deverão estar amplamente ventilados, sem uso do ar condicionado, com todas as pessoas utilizando máscara e álcool em gel, sem compartilhamento de materiais e alimentos.

Vacinação

O planejamento salienta que em ambas as fases é obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação contra Covid-19, tanto para estudantes de graduação quanto para professores e técnicos universitários. As orientações sobre inserção do comprovante no Siga e verificação dos mesmos por docentes foram enviadas institucionalmente, conforme estabelece a Resolução 019/2021 do Conselho Universitário (Consuni) da Udesc.

Eventos

Com relação aos eventos a recomendação é que permaneçam no formato remoto quando ultrapassarem 50 participantes. Em caso de eventos que aconteçam no auditório Tito Sena, é necessário intercalar os assentos, garantindo a distância de segurança.

Considerações

A posição da Udesc Faed, ao propor o retorno às aulas em duas fases visa, em virtude das limitações impostas pela pandemia, tão somente reorganizar seu cotidiano, as relações pedagógicas e as formas didático-pedagógicas, sem que isso implique em adoção definitiva de metodologia híbrida, sem os devidos esclarecimentos e discussões com a comunidade acadêmica.

O documento ressalta que qualquer retorno presencial previsto poderá ser suspenso a qualquer momento caso o mapa de risco de contaminação de Covid-19 em Florianópolis sinalize risco grave ou gravíssimo.

Mais informações podem ser obtidas com a direção de Ensino de Graduação (deg.faed@udesc.br), direção de Pesquisa e Pós-graduação (dppg.faed@udesc.br), chefias departamentais (acesse aqui) e coordenações dos programas de pós-graduação (acesse aqui).

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br


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