Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/09/2024-14h46

Udesc Faed divulga lista de selecionados para curso de cultura e língua Guarani Mbya

Primeira aula de um total de sete encontros será  realizada nesta quarta-feira, 4. Arte: Divulgação
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), divulgou nesta segunda-feira, 2, a lista de participantes selecionados para o Curso de Cultura e Língua Guarani Mbya, voltado a estudantes da instituição e também para a comunidade externa. O período de inscrição foi até 30 de agosto, por meio de formulário online. A seleção dos interessados foi realizada por sorteio, com reserva para alunos oriundos de ações afirmativas. Confira aqui o resultado do sorteio e também quem ficou em lista de espera.

O curso gratuito ocorrerá sempre às quartas-feiras, das 9h às 11h, a partir de 4 de setembro, na sala 201 da Udesc Faed, totalizando sete encontros. Para garantir a vaga é necessária a presença no primeiro encontro, a partir das 8h30. Em caso de ausência a vaga será destinada para a fila de espera. O encontro do dia 2 de outubro será realizado na Terra Indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça. A Udesc Faed disponibilizará um ônibus para deslocamento ao local.

O ministrante será o professor Natan Almeida Evaristo, que tem formação em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

A ideia de criar o Curso de Cultura e Língua Guarani Mbya surgiu a partir de demanda levantada por alunos de Geografia da Udesc Faed, durante visita realizada na Aldeia Tekoá Itaty, no Morro dos Cavalos, em Palhoça. O objetivo central é abrir diálogo com a comunidade indígena, possibilitando a quebra de preconceitos e valorização dos saberes e da cultura Guarani.

"A intenção é não apenas a disseminação linguística, mas a valorização da interculturalidade no ambiente acadêmico. Precisamos quebrar os esteriótipos da vivência e cultura Guarani por conta da população em geral, a partir do diálogo entre as comunidades originárias e a comunidade não-indígena. Quanto mais diálogo, menos racismo", ressalta Weuler Azara, um dos coordenadores do curso e mestrando do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH).

A realização do curso é uma parceria entre o Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (Labplan), o Laboratório de Estudos Pós-coloniais e Decoloniais (Aya), a Direção de Extensão (DEX) e a Direção-Geral da Udesc Faed.

Sobre o professor Natan Almeida Evaristo

O professor Natan Karaí Almeida Evaristo é indígena Guarani Mbya. Possui formação acadêmica é em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Atua há aproximadamente seis anos na Escola Itaty, localizada em sua aldeia no Morro dos Cavalos, em Palhoça. Por conta da sólida formação e experiência prática, e relação de proximidade com a língua guarani Mbya, Natan possui compreensão profunda da cultura e da cosmovisão Guarani.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Primeira aula de um total de sete encontros será  realizada nesta quarta-feira, 4.
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h