Pesquisas foram apresentadas em formato banner
dentro de tenda para banca de avaliadores. Foto: Div.
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), divulgou no início de novembro a lista dos dez trabalhos melhores avaliados no
35º Seminário de Iniciação Científica (SIC), realizado em 30 de setembro e 2 de outubro, dentro da programação da
Semana Integra Faed. No total, foram apresentados 57 trabalhos de pesquisa vinculados aos quatro cursos de graduação do centro: Biblioteconomia, Geografia, História e Pedagogia.
Na edição deste ano do seminário, a Direção de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG) da Udesc Faed colocou em prática algumas inovações, como a apresentação de trabalhos em formato de banner em uma tenda posicionada na área central do centro de ensino, mais visível para a participação do público em geral. Nas edições anteriores, a apresentação era realizada por meio de slides no Auditório Tito Sena.
Outra nova prática adotada na edição deste ano foi a formação de seis bancas mistas, compostas por três avaliadores cada - um professor da Udesc Faed, um convidado externo e um estudante da pós-graduação.
As bancas avaliaram os resumos previamente recebidos e as apresentações orais que aconteceram na tenda, durante as duas tardes.
Os 10 melhores estudos
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Marina Izidoro, orientada pelo professor Walderez Simões Costa Ramalho, com o trabalho "Políticas do tempo no contexto da Assembleia Nacional Constituinte (ANC, 1987-1988): atores e forças políticas envolvidos na disputa conceitual entre 'tradicionalidade' e 'imemoralidade' para a caracterização de terras indígenas" (História)
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Lev Tavares Theodoro, orientado pelo professor Filipe Noé da Silva, com o trabalho "Judith Butler e a antiguidade clássica: leituras e recepções do passado a partir da teoria Queer" (História)
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Samantha Barcellos dos Santos Bizarro, orientada pela professora Roselaine Ripa, com o trabalho "Tecnologia e semiformação: discussões teórico-críticas sobre as práticas pedagógicas de 'educador nota 10'" (Pedagogia)
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Alice Gonçalves da Silva, orientada pela professora Daniella Camara Pizarro, com o trabalho "Representações sociais das/os professoras/os e do CEJA Prisional acerca da mediação das leitura nos espaços de privação de liberdade" (Biblioteconomia)
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Maria Fernanda Farias Machado, orientada pelo professor Walderez Simões Costa Ramalho, com o trabalho "Políticas do tempo no processo constituinte brasileiro de 1987-1988: a construção performativa do 'novo tempo brasileiro'" (História)
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Vinícius da Silva Vitorino, orientado pelo professor Celso João Carminati, com o trabalho "Decreto a decreto: as mudança na eleição de diretores nas escolas municipais de Florianópolis" (Pedagogia)
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Manoela Ribeiro Signor, orientada pelo professor Francisco Henrique de Oliveira, com o trabalho "Produção de um SIG de amparo à personalização do indicador de desenvolvimento municipal" (Geografia)
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João Vitor Bonatto Barragana, orientado pelo professor Jairo Valdati, com o trabalho "Mapeamento temático: hidrografia" (Geografia)
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Pedro Henrique Del Castanhel, orientado pelo professor Reinaldo Lindolfo Lohn, com o trabalho "Transição política e emergência de novas disputas sociais: repertórios e projetos de futuro em perspectiva transnacional (Brasil e Portugal, 1974-985)" (História)
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Isabela da Silva Vaz de Lima, orientada pela professora Ana Paula Nunes Chaves, com o trabalho "Educação e cultura visual nas capas da National Geographic: sobre um arquivo de imagens da América Latina" (Geografia)
Formulário para avaliação
Após o evento, foi divulgado aos bolsistas e orientadores um
formulário de avaliação do evento com objetivo de abrir um canal/espaço para ouvir e registrar as percepções de todos os/as envolvidos, para que a DPPG possa fortalecer o envolvimento e a participação de toda a comunidade acadêmica do centro no seminário.
De acordo com a professora Ana Paula Nunes Chaves, diretora de Pesquisa e Pós-Graduação, as respostas desse formulário contribuirão para o planejamento das futuras edições do SIC, no intuito do evento se tornar cada vez mais um espaço de socialização das pesquisas produzidas no âmbito da Udesc e de formação acadêmica para as/os discentes envolvidos. "Além disso, este instrumento avaliativo reforça o compromisso da DPPG com uma gestão participativa e democrática", reforça.
Sobre o SIC da Udesc
O Seminário de Iniciação Científica da Udesc é realizado todos os anos, com o objetivo de divulgar e estimular a iniciação científica e o desenvolvimento tecnológico e inovação, com a apresentação pública de resultados de pesquisas desenvolvidas por estudantes da graduação.
Os projetos de iniciação científica fazem parte de uma importante política nacional de pós-graduação, que busca fortalecer a pesquisa nas Universidades, contribuindo com o desenvolvimento científico do país. Dentro dessa política de incentivo à pesquisa, promovida pela Udesc junto com Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a apresentação dos trabalhos é um dos compromissos assumidos pelos estudantes e bolsistas de iniciação científica.
Dentro de uma política de formação crítica, reflexiva e criativa, as pesquisas universitárias contribuem com o desenvolvimento científico nacional, elaborando conhecimentos que retornam à sociedade e movimentam esse processo constante de aprender a fazer Ciência. Os conteúdos apresentados reúnem os resultados finais dos planos de atividades desenvolvidos pelos(as) bolsistas e voluntários(as) em projetos de pesquisa vinculados ao Programa de Iniciação Científica da Udesc.
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512