Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/10/2020-18h15

Udesc Faed e secretaria municipal de Educação de Mafra realizam formação para professores alfabetizadores

Encontro de formação docente foi realizado online 
O Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente (Nape) e o Laboratório Prolinguagem, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Mafra, realizaram nesta segunda-feira, 5, um evento de formação docente para professoras e professores alfabetizadores, coordenadores, gestores e equipe da secretaria.

O encontro online teve como tema “Alfabetização e os desafios durante a suspensão das aulas presenciais”, e foi ministrado pelo professor Lourival José Martins Filho, coordenador de Pós-Graduação da Udesc e presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf).

O evento faz parte das ações do programa Extensão Olhares - Saberes e fazeres em alfabetização, que conta com o apoio do departamento de Pedagogia, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo), da Udesc.

Atualmente Mafra conta com 450 profissionais da Educação e destes 130 são docentes nos anos iniciais do ensino fundamental, público alvo da palestra.

“Estamos vivendo um ano atípico com muitas mudanças e adaptações que requer uma atenção especial para que possamos ter atitudes mais assertivas e buscar alternativas que possam reduzir as perdas no processo de escolarização”, declarou a professora Estela Maris Bergamini Machado, Secretária Municipal de Educação de Mafra.

A orientadora escolar Solange Takayama, coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação Mafra, salientou que o momento é de união e parcerias para encontrar alternativas que possam contribuir no processo do ensinar e do aprender.

Durante o evento a professora Luciana Steffens, diretora do Centro de Educação Municipal Beija-Flor, destacou que os professores da rede municipal de ensino de Mafra tem grande papel na mediação, empenhados, motivando, orientando e ao mesmo tempo ansiosos e preocupados na busca de fazer sempre o melhor.

“É muito angustiante alfabetizar por meio da educação remota, sem  conseguir pegar na mão, sentar do lado e ter este contato com nossos pequenos, mas precisamos fazer a nossa parte mesmo em tempos de pandemia, ressaltou a professora alfabetizadora Anelise Salvador.

“Estamos no caminho certo em momentos de pandemia, buscando fazer o melhor possível, mas nada substitui o professor”, acrescentou a professora alfabetizadora Adriana Chaikosky Schafacheck, diretora da Escola de Educação Básica Avencal do Saltinho.

O programa de Extensão Olhares - Saberes e fazeres em alfabetização ocorre desde 2004 e tem extensa parceria com gestores e professores das redes de Educação Básica, que solicitam palestras e encontros de formação, que são ministrados durante o ano letivo vigente. 

Mais informações sobre o programa Olhares e sobre formações para docentes pelo e-mail gdai.faed@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h