Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/12/2024-14h45

Udesc Faed encerra 2024 consolidada com graduação, mestrado e doutorado em quatro áreas

 

Centro passou a contar com formação completa em Biblioteconomia, Geografia, História e Pedagogia. F: Sc.
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), completou 2024 com resultados expressivos que consolidaram a unidade no cenário do ensino superior catarinense. Uma das mais importantes foi a criação do curso de Doutorado Profissional em Gestão da Informação, o primeiro em Santa Catarina. Com isso, o centro de ensino passou a oferecer cursos de graduação, mestrado e doutorado em quatro áreas do conhecimento - Biblioteconomia, Geografia, História e Pedagogia. Ao longo do ano, a Udesc Faed também foi destaque na realização de eventos, na internacionalização, na premiação nacional a pesquisas, na gestão, na extensão, entre outras áreas.

O novo curso de doutorado profissional é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo). O processo seletivo para ingresso da primeira turma será realizado em 2025. O ano de 2024 também foi marcado pela aprovação do curso de Doutorado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), ofertado em rede com 39 instituições de ensino, a professores de História que atuam na Educação Básica em todo o país. O primeiro edital de seleção de estudantes foi publicado neste semestre.

Para o diretor-geral da Udesc Faed, professor Celso Carminati, 2024 foi muito positivo para o reconhecimento, o fortalecimento e a consolidação da Udesc Faed como um centro de referência e excelência dentro da universidade e no cenário nacional. "Neste ano nós completamos um ciclo significativo: todos os cursos de graduação da Faed (Biblioteconomia, Geografia, História e Pedagogia) passaram a contar com seus mestrados e doutorados. É uma conquista simbólica que nos orgulha e reflete nossa competência no ensino, na pesquisa e na extensão", avalia.

Carminati destaca ainda as atividades de acolhida a calouros e calouras e o planejamento e formação docente realizados no início do ano. O professor encerra sua gestão na direção do centro em 25 de março de 2025, e dará espaço para a professora Cláudia Mortari, eleita pela comunidade acadêmica em pleito realizado em outubro. 

Na última semana, o professor concedeu uma entrevista à Rádio Udesc FM Florianópolis, ao jornalista Paulo Santhias, sobre um balanço das atividades realizadas na Udesc Faed ao longo de 2024 e as perspectivas para o próximo ano. Ouça aqui a entrevista na íntegra.

Ano com agenda cheia de eventos

No ano de 2024 também ganharam destaque na Udesc Faed eventos históricos de abrangência regional, nacional e internacional que lotaram o Auditório Tito Sena quase que semanalmente. Um exemplo foi o VII Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (Sedres), que reuniu cerca de 650 pesquisadores de mais de 20 estados brasileiros, além de países como Alemanha, Angola, Argentina, Estados Unidos, México e Portugal, realizado em setembro pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPlan), com apoio do departamento de Geografia

Outro evento que contou com palestrantes internacionais foi o VIII Simpósio do Contestado - Religiosidades de Matriz Africana e Indígena nos Movimentos Populares no Brasil e na América Latina, em julho, organizado pelo projeto Estação Contestado, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH). Ao longo de cinco dias foram realizados 21 simpósios temáticos e quatro mesas redondas, além de apresentados 120 trabalhos que debateram e investigaram os fenômenos sociais e históricos ligados à Guerra do Contestado. 

Em maio a Udesc Faed também completou 61 anos de fundação, com direito a programação cultural e conferência. Já em outubro foi a vez das Semanas Acadêmicas Integradas, com extensa programação de palestras e oficinas envolvendo todos os cursos, e do Seminário de Iniciação Científica, com apresentação de 57 trabalhos de bolsistas. O centro de ensino também esteve representado pela Direção-Geral no Fórum Nacional de Diretores das Faculdades de Educação e no Fórum Estadual de Educação.

Em agosto foi realizada formatura para novos 54 profissionais formados pela Udesc Faed e, em fevereiro e março de 2025, estão marcadas as colações de grau da primeira turma do curso de Biblioteconomia EaD do centro de ensino.

Destaque também para a participação de estudantes do centro de ensino em eventos externos, como no Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as, em Belém, no Pará, na Semana Acadêmica Negra e Indígena, em Joinville, entre outros, em um total de 101 visitas técnicas, saídas técnicas e eventos que envolveram alunos neste ano.

Relembre outros eventos realizados em 2024 pela Udesc Faed:
Internacionalização ganha força

O ano de 2024 também foi marcado pela intensificação das ações de internacionalização do centro de ensino, com a presença de professores/as em eventos em diversos países para apresentação de trabalhos, participações em mesas e pesquisas compartilhadas. Ao todo, foram 74 participações de docentes da Udesc Faed em congressos nacionais e internacionais.

Um exemplo foi a presença da professora Geovana Lunardi, do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), no Fórum Civil do Brics, em Moscou, na Rússia, para compor grupos de trabalho sobre os desafios da educação nestes países. Neste ano, Lunardi também tomou posse na vice-presidência da Word Education Research Association (Wera) e na vice-presidência da Associação Latino-Americana de Pesquisa em Educação.

Também na Europa, em maio, o professor Walderez Ramalho, do Departamento de História, esteve em Lisboa, Portugal, na V Conferência da International Network for Theory of History (INTH), considerado o principal evento da área de Teoria de História em âmbito global. O docente fez a mediação de mesas e também apresentou trabalho autoral.

Ainda na Europa, a Udesc Faed contou com a presença da professora Sílvia Arendt como professora convidada na Università Ca' Foscari, de Veneza, na Itália, assim como a professora Luciane Mulazani dos Santos, do Departamento de Pedagogia e do PPGE, na Universidade de Florença, na Itália. Por usa vez, os professores Rogério Rosa, Viviane Borges e Janice Gonçalvez estiveram em atividades em Coimbra, em Portugal. A professora Viviane Borges também participou de evento em Paris, na França.

Já nas Américas, a Udesc Faed contou com docentes em eventos no Chile (Lucilene Lisboa de Liz, Martha Kaschny Borges e Luciane Mulazani dos Santos), Colômbia (Mariana Joffily), Uruguai (Elaine Lucas) e Argentina (Roselaine Ripa, Marileia Maria da Silva e Ivan Dourado). No primeiro semestre, o professor Emerson Campos, Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Faed, realizou pesquisa nos Estados Unidos.

O centro de ensino também recebeu docentes de universidades estrangeiras para pesquisas em parceria, como a professora e pesquisadora Clara Silva, da Universidade de Firenze, na Itália, para participar de atividade organizada pelo Coletivo Ciranda, vinculado ao Laboratório de Educação e Infância (Laborei). Assim como estudantes da graduação e pós-graduação de outras instituições, em programas de mobilidade e sanduíche.

Os técnicos universitários da Udesc Faed também tiveram papel fundamental para a internacionalização, com a participação em eventos nacionais e internacionais. Como por exemplo, o técnico Fernando Coelho, do Setor de Convênios, Projetos e Intercâmbios, que no segundo semestre esteve em Paris, na França, para um evento na área.

Neste ano, a Udesc Faed ainda foi credenciada a receber estudantes universitários de pós-graduação de instituições da América Latina pelo programa Move La América, da Capes.

Atenção à memória com restauro do IDCH

As obras de restauro do prédio histórico que abriga o Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH), da Udesc Faed, também avançaram ao longo deste ano, em um trabalho de alta complexidade, sob a condução da Direção-Geral do centro em parceria com a Coordenadoria de Engenharia, Projetos e Obras (Cepo), da Udesc. A reforma do imóvel, no Centro da Capital, um investimento superior a R$ 2 milhões, era demandada pela Udesc Faed desde 2009, quando a edificação começou a apresentar problemas no telhado e em sua estrutura.

Entre as intervenções, que mantêm a arquitetura original da edificação, destaca-se a abertura de janelas de prospecção estatigráficas. Inclusive, o restauro têm sido palco de descobertas como vestígios de pinturas originais raras do século XIX.

Trabalhos premiados e avaliação máxima

Ao longo de 2024 a comunidade acadêmica da Udesc Faed recebeu diversos prêmios que reconheceram os esforços no ensino, na pesquisa e na extensão. Um exemplo, em novembro, foi o prêmio nacional de melhor dissertação de mestrado profissional em Ciência da Informação pela Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Ancib). A vencedora foi Rosiane Maria, do PPGInfo, com a dissertação "Paiol da informação: um lugar de memória para preservar os saberes e fazeres da gastronomia de Limeira, Biguaçu (SC)". É o segundo ano consecutivo que o PPGInfo recebe o prêmio nacional de melhor dissertação pela Ancib. 

Em junho, outro prêmio nacional foi recebido pelo estudante e doutor em História Igor Lemos Moreira, vencedor da terceira edição do Prêmio Anphlac de Teses, na categoria História da América Contemporânea (de 1950 até o presente), com a tese "Uma voz da cubanidade no exílio: Gloria Estefan entre representações e engajamentos". Em abril, a estudante e bolsista de apoio discente Valenttina Schmidt Bilhar, do Núcleo de Apoio Pedagógico e Estudantil (Nuape), conquistou o terceiro lugar do Prêmio Romeu Sassaki 2024, com estudo sobre políticas de inclusão no ensino superior.

Além dos prêmios na pesquisa, foi destaque neste ano a conquista da nota máxima pelo Conselho Estadual de Educação (CCE) para o curso de Biblioteconomia Ead da Udesc Faed.

História no esporte universitário

O ano de 2024 também será lembrando como o da maior delegação da história da Udesc Faed nos Jogos Internos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Jiudesc), em Blumenau, que trouxe um número recorde de medalhas ao centro. A preguiça, mascote e amuleto da sorte da atlética, voltou da competição com nove medalhas, além do terceiro lugar no Desafio das Atléticas. 

Algumas medalhas foram inéditas como o bronze no Cheerleading, na primeira participação do centro de ensino nesta modalidade. Na natação, a Udesc Faed também faturou cinco bronzes. Atletas da Udesc Faed competiram ainda em torneios nacionais, como Samuel Boll, no surfe universitário.

Docentes e técnicos/as da Udesc Faed também trouxeram medalhas na edição deste ano dos Jogos de Integração dos Servidores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Jisudesc). Um exemplo foi o técnico Darli Damiani, que conquistou cinco medalhas nas provas de natação, outro recorde para o centro de ensino.

Extensão e presença na comunidade

A extensão e a presença na comunidade foram fortalecidos neste ano pela Udesc Faed. Em maio, por exemplo, foi inaugurada a segunda unidade da Biblioteca Cidadã, na Passarela Nego Quirido, em Florianópolis, do programa de extensão Libertas, coordenado pela professora Daniela Spudeit. O local é destinado a pessoas em situação de rua que encontram-se em capacitação profissional, mas também é aberto à comunidade em geral. A primeira unidade funciona em outra sala do mesmo local.

Em outubro, outro projeto de extensão ganhou destaque, vinculado ao Aya Laboratório: o Circuito de Exposições Poética da Relação, em parceria com outras instituições. Foram quatro exposições abertas ao público, com visitação gratuita, distribuidas em museu, galeria e universidades na cidade de Florianópolis, com ênfase nas temáticas africanas e indígenas. A Limpeza de Praia, ação ligada ao projeto de extensão Educação Ambiental, do PET Geografia, também ganhou destaque neste ano. 

Este ano também marcou o início do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para bolsistas dos cursos de licenciaturas da Udesc Faed. Até 2026 dezenas estudantes de Geografia, História e Pedagogia estarão atuando com iniciação à docência em escolas públicas da região. 

Vagas abertas e cursos inéditos

Neste ano, a Udesc Faed ofereceu centenas de vagas em vestibulares e processos seletivos para os cursos de graduação e pós-graduação. Somente no último Vestibular de Verão, por exemplo, foram ofertadas 120 vagas em cinco cursos presenciais oferecidos pelo centro de ensino (vestibular presencial e processo seletivo pelo histórico do ensino médio). 

Além das vagas para alunos regulares do centro de ensino, a Udesc Faed abriu inscrições para cursos inéditos, como o curso de Cultura e Língua Guarani Mbya, lecionado por professor indígena com formação na área, assim como vagas para cursos já tradicionais, como o de Libras, o de Inglês e Francês, e a parceria com o curso pré-vestibular comunitário Integrar.

Melhorias na infraestrutura 

A infraestrutura do prédio do centro de ensino, localizado no campus I da Udesc, ganhou ainda mais atenção ao longo de 2024. Um dos detaques foi a finalização da pintura do edifício, com predominância das cores amarela e roxa, que viraram a marca registrada do centro e deram uma nova cara para a sua identidade visual.

As salas de aula, setores administrativos e laboratórios também ganharam novos móveis. Outros ganhos foram a ampliação e melhoria da Sala de Atos, onde ocorrem as apresentações de trabalhos, dissertações e teses, e em breve a abertura da Sala de Memórias

Neste ano também foi concluído o projeto paisagístico que vai transformar a área em frente ao prédio do centro de ensino, com novos equipamentos para uso da comunidade, jardinagem e melhorias no acesso. Outro projeto também finalizado integrará as áreas da Udesc Faed com o Centro de Artes, Design e Moda (Ceart).

Reforço nas equipes de trabalho

Em 2024 os setores administrativos da Udesc Faed ganharam reforços de seis novas técnicas universitárias que garantiram a qualidade das atividades e demandas realizadas em cada área. Um exemplo foi a posse das técnicas Rosilene de Fátima Koscianski da Silveira e Gisele Gonçalves no cargo de Pedagoga. A primeira está lotada na Direção de Extensão, Cultura e Comunidade (DEX) e atua em atividades ligadas ao atendimento de estudantes. Já a segunda trabalha junto à Secretaria dos Departamentos.

Assim como a posse de novos profissionais aprovados em concurso, outros chegaram à Udesc Faed por meio de transferência de outros órgãos estaduais e também têm contribuído para as atividades do centro.

Foi destaque ainda neste ano a ida de profissionais da Udesc Faed para somarem nas atividades da Reitoria, como a professora Julice Dias, na condição de pró-reitora de Ensino da universidade. Além disso, a Udesc Faed contribuiu com as ações do Ministério da Educação (MEC), ao ceder o professor Lourival José Martins Filho, do Departamento de Pedagoia, para atuar como Diretor de Formação do órgão federal até dezembro deste ano. 

Lançamentos, e-books e publicações

O lançamento de publicações físicas e digitais também marcaram o ano de 2024 na Udesc Faed. Entre elas, o quarto fascículo do Atlas Geográfico de Santa Catarina, que retrata o contexto da infraestrutura no Estado, com quase 200 páginas de apresentações de mapas e textos com dados, informações e análises, do passado ao presente, coordenado pela professora Isa de Oliveira Rocha, do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPlan)

Em agosto, docentes do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) lançaram uma série de livros entitulada História do Tempo Presente Hoje. A série estreia com a publicação da tradução do livro Sobre o julgamento da História, da historiadora norte-americana Joan Wallach Scott, realizada pela professora Mariana Joffily e pelo professor Walderez Ramalho. A Editora Udesc também lançou livros cujos autores e autoras foram professores da Udesc Faed, como Casa de mulheres: arquitetando a vida no bairro Monte Cristo (Florianópolis), da professora Renata Rogowski Pozzo e outras organizadoras.

Os e-books também tiveram espaço entre as publicações da Udesc Faed, como "Percursos e experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica Geografia na Udesc" e “Pesquisas sobre e com a educação da infância: percursos e perspectivas”

Avanços na comunicação do centro

O ano de 2024 contou com avanços na comunicação institucional da Udesc Faed, com a chegada do técnico universitário Luiz Eduardo Schmitt, que atuava na Secretaria de Comunicação (Secom) da Udesc, para assumir a Coordenadoria de Comunicação do centro de ensino, a partir de ações previstas no planejamento estratégico do centro de ensino. 

Docentes, técnicos/as e estudantes ganharam uma newsletter semanal com um resumo das notícias de cada período, assim como comunidades exclusivas dentro do WhatsApp para recebimento de informações de interesse de cada público. No portal da instituição, também foi lançado o site "Agende-se", para divulgação dos eventos internos e externos da Udesc Faed.

O perfil oficial do Instagram da Udesc Faed, assim como os demais canais institucionais de comunicação, também ganharam uma nova identidade, a partir das cores do prédio do centro do ensino e a criação de novas seções como o Giro Faed.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Centro passou a contar com formação completa em Biblioteconomia, Geografia, História e Pedagogia.
  • PPGInfo agora conta com curso de Doutorado Profissional em Gestão da Informação
  • Eventos lotaram auditório Tito Sena, da Udesc Faed, ao longo do ano
  • Aniversário de 61 anos da Udesc Faed contou com apresentação musical de Françoise Muleka
  • Curso de Biblioteconomia completou 50 anos em 2024
  • Obras de restauro no casarão histórico do IDCH avançaram durante o ano
  • Atletas da Udesc Faed trouxeram número recorde de medalhas no Jiudesc 2024
  • Segunda unidade da Biblioteca Cidadã foi um dos projetos de extensão marcantes deste ano
  • Aya Laboratório e parceiros, por meio de projeto de extensão, organizaram Circuito de Exposições Poética da Relação
  • Ações de internacionalização foram intensificadas, com a presença de docentes em eventos externos
  • Estudantes das licenciaturas iniciaram PIBID com docência em escolas públicas da região
  • Professora Cláudia Mortari, do Departamento de História, foi eleita diretora-geral da Udesc Faed entre 2025 e 2029
  • Curso de Cultura e Língua Guarani Mbya foi oferecido pela primeira vez à comunidade
  • Udesc Faed ganhou reforço de novos técnicos e técnicas universitários durante o ano de 2024
  • Valenttina ganhou terceiro lugar em prêmio nacional com trabalho sobre políticas de inclusão no ensino superior
  • Udesc Faed formou 54 novos profissionais em cerimônia realizada neste ano
  • Pintura externa do prédio da Udesc Faed foi finalizada em 2024, entre outras melhorias na infraestrutura
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h