Professor Aziz Ab’Saber já recebeu título de doutor
Honoris Causa pela Udesc. Arte: Divulgação
O Centro de Ciência Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove na próxima quinta-feira, 31, às 19h, mais uma edição da série "Geoconversando", sobre a influência dos trabalhos do professor e geógrafo Dr. Aziz Ab’Saber no processo de tombamento da Serra do Mar enquanto patrimônio natural. O debate realizado de forma online e aberto à comunidade acadêmica e demais interessados é organizado pelo grupo de pesquisa
Estrutura, Dinâmica e Conservação da Biodiversidade e da Geodiversidade (Biogeo), vinculado ao Departamento de Geografia da Udesc Faed.
O tema do evento foi definido em comemoração ao centeário do professor Aziz Ab’Saber (1924-2012), completado nesta quinta-feira, 24, uma das principais referências no campo da geografia no país e responsável por ter mapeado os domínios climáticos brasileiros - Amazônia, a Caatinga, os Mares de Morros, o Cerrado, as Araucárias e as Pradarias.
Em 2008, a Udesc concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao professor Aziz Ab’Saber, em reconhecimento da importância e valor de sua obra para a geografia brasileira.
O Biogeo convidou o professor Felipe Bueno Crispim, da
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para conduzir esta edição do Geoconversando, que pode ser acompanhada pela internet, no
link disponibilizado pela organização.
O projeto Geoconversando foi raelizado pela primeira vez em 2020, de forma virtual, na época, em virtude do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19. O objetivo é realizar encontros online com temas relacionados às linhas de pesquisas do Biogeo, coordenado pelo professor Jairo Valdatti, a partir da discussão por docentes e pesquisadores convidados, divulgando suas pesquisas e trabalhos.
Sobre a Serra do Mar
A Serra do Mar ocupa uma área total de 386 mil hectares e pertence ao Maciço Atlântico, sistema montanhoso que se ergue ao longo da costa brasileira, desde o Espírito Santo até o sul de Santa Catarina. É considerada a segunda maior floresta do país em extensão e foi reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
Foi tombada pelo Estado em 1986, com a contribuição do professor Aziz Ab’Saber, e representa um marco na proteção de áreas naturais no país.
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512