Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/11/2020-10h01

Udesc Faed lança curso de Biblioteconomia a distância com 240 vagas no Vestibular EAD

Curso será ofertado em seis polos: Blumenau, Chapecó, Joinville, Lages, Laguna e São Miguel do Oeste (Foto: Jonas Porto)
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), oferecerá pela primeira vez o curso de bacharelado em Biblioteconomia a distância, no processo seletivo especial do Vestibular EAD 2021/1.

Este é o primeiro curso na modalidade a distância do centro de ensino mais antigo da Udesc, e será oferecido pelo departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação da Faed, em parceria com o Centro de Educação a Distância (Cead), por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Serão ofertadas 240 vagas, sendo 40 em cada um dos seis municípios que são polos de apoio: Blumenau, Chapecó, Joinville, Lages, Laguna e São Miguel do Oeste.

"Na capital do estado temos dois cursos de graduação presenciais em Biblioteconomia em universidades públicas. Em função da carência de bibliotecários escolares no estado, e frente ao atendimento da Lei nº 12.244, faz-se urgente ampliar o ensino público, gratuito e de qualidade para as demais regiões de Santa Catarina. Dessa forma, serão formados bibliotecários para atuarem nas diversas ambiências, e não só nas escolares. Existem demandas sociais e informacionais na sociedade em universidades, penitenciárias, organizações, universidades, centros culturais, entre outros”, destaca a chefe do departamento de Biblioteconomia da Udesc, professora Daniella Pizarro.

Sobre o curso


A carência de bibliotecários e a necessidade de atender a Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino até 2020, com a presença e atuação do profissional bibliotecário em todas as bibliotecas instaladas no país, motivaram a Capes a incentivar a oferta do curso de Biblioteconomia na modalidade a distância nos polos da UAB.

O coordenador do bacharelado em Biblioteconomia a distância, professor Divino Ignacio Ribeiro Junior, explica que o curso é uma iniciativa do Sistema Conselho Federal de Biblioteconomia e dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia, em conjunto com uma comissão técnica constituída por docentes da área de Biblioteconomia de todo país.

“Em 2018 a UAB/Capes lançou o edital, do qual participaram diversas instituições de ensino públicas, sendo autorizadas um total de mais de 3 mil vagas em todo país. Por meio do novo curso a Udesc e a Faed atenderão uma antiga demanda de formação de bibliotecários e bibliotecárias nas regiões do interior, honrando a missão de levar formação de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento de Santa Catarina”, acrescenta o coordenador.

De acordo com o Projeto Pedagógico do curso, o bacharelado em Biblioteconomia a distância busca promover uma formação qualificada de profissionais, com materiais didáticos de excelência para a criação de um perfil de bibliotecários com conhecimentos e competências técnico-científicas, gerenciais, sociais e políticas, capaz de desempenhar as atividades que envolvem o ciclo informacional de modo crítico e reflexivo.

Mais informações podem ser acessadas na página do curso.

Vestibular EAD


As inscrições para as 240 vagas ofertadas no Vestibular EAD estão abertas até 22 de novembro. A universidade fará um processo seletivo especial devido à impossibilidade de realizar provas presenciais durante a pandemia de Covid-19.

Para participar da seleção o candidato deverá optar por um dos critérios abaixo:

  • Nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): apenas para candidatos que prestaram a prova do Enem em 2016, 2017, 2018 ou 2019;
  • Média final do Vestibular da Udesc: apenas para candidatos que prestaram a prova do Vestibular de Inverno 2019 ou do Vestibular de Verão 2020 da Udesc e que não foram reprovados ou eliminados. Todos os candidatos que foram classificados ou aprovados em lista de espera poderão se inscrever, com opção dentro do Programa de Ações Afirmativas;
  • Média final geral de conclusão do ensino médio: apenas para candidatos que já concluíram o ensino médio.

As inscrições serão pré-homologadas em 27 de novembro e a primeira chamada ocorrerá em 4 de dezembro.

O edital respeita as políticas de ações afirmativas da Udesc, com reserva de 30% das vagas para candidatos com todo o ensino médio na rede pública e para candidatos negros.

Os aprovados deverão iniciar as aulas pela Udesc no primeiro semestre letivo de 2021 da universidade. Aulas e atividades avaliativas obrigatórias serão realizadas nos polos (caso as condições sanitárias permitam), sendo estabelecido dois dias, de segunda a sexta-feira, no período noturno, ou eventualmente nos sábados.

Mais informações sobre o processo seletivo no edital do Vestibular EAD.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h