Série de oito programas busca ressignificar a figura de
Adeodato Ramos durante o conflito. Arte: Divulgação
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade de Santa Catarina (Udesc), por meio do
grupo Estação Contestado, lançou na sexta-feira, 30 de maio, o podcast "As Sombras de um Líder Caboclo: A Vida de Adeodato Ramos”, sobre a trajetória do último líder rebelde da Guerra do Contestado.
A nova temporada de podcasts do grupo busca reconstruir a trajetória de Adeodato Ramos para além da sua demonização. A série, com oito episódios, tem como objetivo ressignificar a figura do líder, por meio de técnicas dos estilos
storytelling e
true crime, além de inserir em debates historiográficos sobre o Contestado, História Pública e História do Tempo Presente.
Os episódios estão disponíveis nas principais plataformas digitais, como
Spotify e
Youtube.
Com uma narrativa regressiva e trilha sonora original, “As Sombras de um Líder Caboclo: A Vida de Adeodato Ramos” busca envolver os ouvintes do começo ao fim no entendimento desta figura marcante de um dos conflitos mais singulares da história de Santa Catarina.
De acordo com os organizadores, a produção do podcast parte de uma revisão historiográfica profunda e da análise de fontes primárias para lançar novas luzes sobre a trajetória do personagem, investigando momentos como sua liderança religiosa, sua atuação na Santa Irmandade, sua prisão e julgamento, até sua morte na cadeia pública de Florianópolis, além de aspectos da sua vida antes de se tornar o líder caboclo. "A série questiona lacunas e contradições que envolvem a trajetória e a memória de Adeodato", comenta o professor Rogério Rosa Rodrigues, coordenador do grupo Estação Contestado.
Podcast obteve recursos de prefeitura e Fapesc
A equipe do projeto é composta pelos alunos de graduação e pós-graduação em História da Udesc Faed, vinculados ao
Laboratório de Imagem e Som (LIS), também coordenado pelo professor Rogério Rosa Rodrigues. O projeto foi financiado com recursos da Lei Aldir Blanc, em parceria com a Prefeitura de Caçador, Santa Catarina.
Tambem contou com o apoio Departamento de História (Udesc Faed), Grupo de Investigação do Movimento do Contestado (GIMC) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Sobre o Estação Contestado
O
coletivo Estação Contestado é um grupo de pesquisa e extensão da Udesc Faed voltado à divulgação da história da Guerra do Contestado, com produções que incluem exposições, vídeos documentais, curtas animados, materiais didáticos e podcasts. O grupo atua desde 2021 e é reconhecido por seu compromisso com a História Pública e a educação crítica.
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br