Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/11/2022-20h42

Udesc Faed participa de reunião com gabinete de transição do governo federal

Geovana Mendes e Lourival Filho participaram de reunião online - Imagens: Reprodução
A professora Geovana Lunardi Mendes e o professor Lourival José Martins Filho, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participaram de uma reunião online com o Grupo de Educação do Gabinete de Transição do Governo Federal, realizada na última quarta-feira, 23.

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Udesc Faed, Geovana Mendes preside a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped). Lourival Filho é vice-coordenador do PPGE e preside a Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf).

A Anped e a Abalf são entidades científicas ligadas ao Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), do qual a professora também integra a coordenação executiva.

Entre os assuntos discutidos na reunião, destacaram-se: a adoção da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape)de 2022, realizada em Natal, como documento balizador dos novos encaminhamentos do governo; a retomada dos investimentos na educação pública; a garantia de financiamento público para a educação pública; a universalização da educação básica obrigatória; a garantia de recursos para a pesquisa e pós-graduação; a revogação das diretrizes da formação de professores; a retomada dos fóruns de formação docente; a revogação da política nacional de alfabetização; e a ênfase na escola pública, democrática, laica e inclusiva.

O professor Daniel Cara, um dos integrantes, afirmou que a comissão está centrando forças em três dimensões: urgências orçamentárias, necessidade de revogação e a nova estrutura do Ministério da Educação.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Geovana Mendes e Lourival Filho participaram de reunião online
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h