Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/06/2026-15h31

Udesc Faed promove debate sobre conjuntura brasileira com ex-presidente da Petrobras

Sérgio Gabrielli foi presidente da estatal durante sete anos e atualmente é pesquisador. Foto: Ineep/Div.
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove na próxima terça-feira, 16, a partir das 18h30, no Auditório Tito Sena, a mesa de debate “Conjuntura brasileira: passado e presente”, com José Sérgio Gabrielli de Azevedo, ex-presidente da Petrobrás. O evento é uma realização do Departamento de Geografia, por meio do Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (Prapeg), e o Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (Ppgplan) da Udesc Faed. 

A palestra gratuita e aberta à comunidade em geral tem como objetivo contribuir para o diálogo sobre história econômica nacional, os desafios atuais e os caminhos possíveis para um projeto nacional de desenvolvimento. A atividade discutirá temas centrais para o país, como desenvolvimento, soberania, energia, economia, Estado, políticas públicas e os desafios de construção de um projeto nacional em um contexto de transformações geopolíticas.

O encontro contará também com a participação do Prof. Dr. José Messias Bastos, professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), geógrafo e pesquisador da área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Econômica. Bastos atua nos temas da industrialização, comércio, urbanização, desenvolvimento, economia e formação socioespacial. É coordenador do Instituto Ignácio Rangel (IIR) e do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (Labeur/UFSC), além de editor-chefe dos Cadernos Geográficos e da Série Livros Geográficos da UFSC. A mediação será realizada por Leonardo Mosimann Estrella, doutorando do Ppgplan da Udesc Faed.

Sobre José Sérgio Gabrielli de Azevedo

José Sérgio Gabrielli de Azevedo é PhD em Economia pela Boston University, professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ex-pesquisador visitante da London School of Economics and Political Science, ex-diretor financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras entre 2003 e 2005 e ex-presidente da companhia entre 2005 e 2012.

Também foi secretário do Planejamento do Governo da Bahia entre 2012 e 2014. Atualmente, é pesquisador contratado do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (INEEP), consultor da Enerconsult e autor de estudos e livros sobre petróleo, energia e transição energética.

Tem livros publicados, como "Geopolítica, Finanças e Petróleo: dinâmica dos Preços 1920-2018" e "Economia do hidrogênio: paradigma energético do futuro".

Mais informações sobre o debate podem ser obtidas com o Ppgplan.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Sérgio Gabrielli foi presidente da estatal durante sete anos e atualmente é pesquisador.
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h