Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/10/2021-15h03

Udesc Faed promove oficinas para estudantes que farão a prova do Enade

O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoverá oficinas de orientação para os estudantes dos cursos de Geografia, História e Pedagogia que prestarão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2021.

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

O exame será aplicado em 14 de novembro.

As oficinas são organizadas pela Direção de Ensino de Graduação da Udesc Faed e pelas chefias de departamento dos cursos, e serão realizadas por meio da plataforma Teams nas seguintes datas e horários:

  • Pedagogia: 03 de novembro – 8h30 – Link da oficina: acesse aqui
  • História: 04 de novembro – 13h30 – Link da oficina: acesse aqui
  • Geografia: 05 de novembro – 13h30 – Link da oficina: acesse aqui

Sobre o Enade

O que é o Enade?
É o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

Qual o objetivo do Enade?
O Enade tem o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos de cursos de graduação no Brasil, além das habilidades e competências adquiridas em sua formação.

O Enade é obrigatório?
Sim. O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e a regularidade do acadêmico é registrada em seu histórico escolar. O acadêmico que não comparecer ao Exame estará em situação irregular com o Enade e não poderá colar grau.

Quem deve fazer a prova Enade?
No Enade - Edição 2021, devem fazer o exame todos os acadêmicos de graduação da Udesc que têm expectativa de conclusão de curso até julho de 2022 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima estabelecida pelo currículo do curso. A inscrição do estudante habilitado é realizado pela Udesc sob responsabilidade do chefe de Departamento do curso. Quem não fizer a prova não poderá colar grau, pois o Enade é um componente curricular.

O que eu ganho fazendo o Enade?
O Exame é um dos principais componentes para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do País. Ou seja, o resultado do Enade beneficia a instituição e também os alunos, pois aponta o nível de qualidade dos cursos, entre outros indicadores. Se o curso for bem avaliado, o diploma do aluno também terá mais peso no mercado de trabalho e fará com que ele seja cada vez mais valorizado como profissional.
 
Você tem dúvidas se precisará ou não fazer a prova? Procure a chefia de departamento do seu curso:
  • Pedagogia: Prof. Jarbas José Cardoso - jarbas.cardoso@udesc.br
  • História: Profª. Caroline Jaques Cubas - caroline.cubas@udesc.br
  • Geografia: Profª. Ana Paula Nunes Chaves - ana.chaves@udesc.br

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br




galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h