Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/09/2025-14h36

Udesc Faed realiza evento internacional sobre artivismo e antirracismo em Florianópólis

Evento gratuito conta com extensa programação e  convidados internacionais. Arte: Divulgação
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza entre 16 e 20 de setembro o 3º Encontro Internacional Pós-Colonial e Decolonial (3º EPD), em Florianópolis. O evento gratuito, com o tema "Artivismo e antirracismo no giro da história", é promovido pelo Aya Laboratório, da Udesc Faed, em parceria com dezenas de instituições nacionais e internacionais. O encontro também faz parte da programação especial dos 60 anos da Udesc em todo o Estado.

O 3º EPD é reconhecido como um dos mais importantes espaços de diálogo entre universidade e sociedade sobre temas como arte, antirracismo, culturas indígenas e afro-diaspóricas. É voltado a pesquisadores(as), estudantes, artistas, professores(as) e movimentos sociais, para incentivar práticas transformadoras e intercâmbios.

Ao longo de cinco dias, a programação desta edição terá conferências, simpósios, apresentações culturais, exposições de arte e feira, distribuídos por diversos espaços da cidade, com entrada gratuita. A abertura do evento será em 16 de setembro, às 9h, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC). Confira todas as atrações no site oficial do evento. A programação completa também pode ser conferida no perfil do Aya Laboratório no Instagram.

Entre as presenças confirmadas estão Aline Vila Real Matos, diretora de difusão da Fundação Nacional das Artes (Funarte), ligada ao Ministério da Cultura (MinC), da professora Rosa Maria Martins da Cruz e Silva, historiadora e ex-ministra da Cultura de Angola, e de Yuderkys Espinosa Minõso, pesquisadora e ativista referência na área, da República Dominicana.

Outra palestrante será Joana Maria, filha de Nego Bispo, líder quilombola e um dos maiores intelectuais brasileiros. Joana está envolvida com a proposição de uma lei federal para implementação dos saberes tradicionais nos currículos escolares, legislação que ganhou o nome de seu pai.

Mais de 700 participantes inscritos

As inscrições para o público geral, com emissão de certificado, já foram encerradas, com um total de 715 paticipantes. No entanto, as atividades da programação seguem abertas para os interessados, que podem acessar mediante doação de 1 quilo de alimento não-perecível. 

De acordo com a organização do encontro, o objetivo do encontro é ampliar a circulação do conhecimento e fortalecer a Rede Decolonialidade e Antirracismo, incentivando a construção de projetos de pesquisa, ensino e extensão que promovam epistemologias plurais e práticas transformadoras no campo das ciências humanas e da educação. 

Diálogos Contemporâneos

As conferências, chamadas de “Diálogos Contemporâneos”, acontecem no Teatro Álvaro de Carvalo e reúnem nomes de referência intelectual e política para a produção, divulgação e circulação de conhecimento e da cultura africana, afro-diaspórica e indígena. Confira o tema de cada uma delas:
  • 16/09 (10h) – Artes e histórias entre Áfricas e suas Diásporas
  • 16/09 (14h) – Artes, histórias e futuros possíveis
  • 17/09 (14h) – Territórios, direito e pertencimento
  • 17/09 (18h15) – Memórias de Terreiros de matriz africana na Grande Florianópolis
  • 18/09 (14h) – Artes, cânones e patrimônios
  • 18/09 (17h30) - Artes e histórias: imaginando Áfricas e Orientes
  • 19/09 (14h) – Decolonialidade combativa e pensamento afrodiaspórico 
Simpósios Temáticos

De 17 a 19 de setembro, das 8h às 12h, a Udesc Faed recebe os Simpósios Temáticos - apresentações orais, performances, música e audiovisual em simpósios que tratam de temas como:
  • “Agenciamentos afro-diaspóricos e indígenas em Abya Yala” : para reescrever a história com o protagonismo desses povos.
  • “Áfricas e suas conexões” : incentivando o debate sobre o continente a partir de diferentes perspectivas.
  • “Artivismo africano, afro-diaspórico e indígena e a (re)escrita da História” : a arte como forma de contar histórias que não estão nos livros oficiais.
  • “ERER 1 e 2: Histórias, artes e culturas afro-indígenas na sala de aula” : para repensar o ensino das relações étnico-raciais e as Leis 10.639 e 11.645.
  • “Teorias pós-coloniais e decoloniais nas artes e humanidades: desafios epistemológicos”: análise dos processos históricos de racialização e generificação, com destaque para as resistências e epistemologias produzidas “Feminismos plurais: interseccionalidade e decolonialidade” : abordando como a luta das mulheres negras e de outros grupos se conecta com a decolonialidade.
  • “Produção de conhecimento e epistemologias ancestrais” : sobre a importância dos saberes indígenas para a academia e a sociedade. 
EPD Cultural: celebração da arte e da cultura

O 3º Encontro Internacional Pós-Colonial e Decolonial valoriza a arte como forma de expressão, resistência e construção de um novo mundo, e para isso, também preparou uma programação cultural diversificada e gratuita com música, teatro, exposições e feira em diferentes locais da cidade. Na programação estão previstos shows e peças teatrais no Teatro Álvaro de Carvalho, assim como o Circuito de Exposições Poéticas da Relação, com mostras de arte em diversos locais da cidade. Confira todas as atrações no site oficial do evento

O encontro também promove a Feira Armazém Coletivo Elza - espaço para a valorização de artistas e empreendedores do coletivo de mulheres e pessoas não binárias, promovendo a diversidade de gênero, questões étnico-raciais e o empoderamento. A feira é um espaço de trocas, compras e de apoio a projetos que visam a produção de arte, cultura e educação. Ocorre nos dias 17, 18, 19 e 20, a partir das 9h, no hall da Udesc Faed, no Itacorubi. 

Mais informações e a programação completa podem ser acessadas no site oficial do evento e no perfil do Aya Laboratório no Instagram. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento gratuito conta com extensa programação e  convidados internacionais.
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h