Evento é aberto a estudantes, pesquisadores e
docentes da educação básica. Arte: Divulgação
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove em 17 de novembro o curso de extensão "Tendências da Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental", com foco em abrir um espaço de diálogos e práticas sobre a Teoria da Objetivação da Educação Matemática a outras áreas e saberes. A capacitação será realizada das 9h às 16h, no Auditório Tito Sena, aberta a docentes da educação básica, acadêmicos de cursos de Licenciaturas, de pós-graduação nas áreas de Educação e Ensino, assim como pesquisadores da área.
As inscrições gratuitas podem ser feitas por meio do
site oficial do evento. Ao longo do curso, os participantes conhecerão elementos da Teoria da Objetivação, bem como sua aplicação em práticas de ensino e aprendizagem de matemática. Além disso, será abordado como a teoria as práticas podem se estender também a outras áreas de conhecimento e componentes curriculares de todas as etapas da Educação Básica.
De acordo com Luis Radford, influente pesquisador da área, a teoria da objetivação é um convite para visualizar a aprendizagem como um genuíno processo cultural-histórico coletivo, onde a educação matemática é um esforço político, social e histórico na criação de sujeitos reflexivos e éticos.
O curso contará com palestras dos professores Jadilson Ramos de Almeida e Jaqueline Santos Vargas Plaça. A organização é do programa de extensão "Brinquedos e Brincadeiras: um caleidoscópio de ideias e vivências", do
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Udesc Faed, e do
Núcleo de Estudo e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática (Nepesteem).
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512