Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/10/2025-14h36

Udesc Faed recebe docente francesa na área de História para palestras e colaboração em pesquisas

Professora Mathilde Meheust atua na Université de Lyon e participa de atividades na Udesc Faed. Foto: Div.
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebe desde esta quinta-feira, 9, até o dia 18 de outubro a visita da professora Mathilde Rossigneux Meheust, da Université Lyon 2, na França. A pesquisadora francesa participa de uma intensa agenda de atividades previstas no projeto de cooperação internacional entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub), resultante no edital Capes/Cofecub.

Durante a visita, a professora Meheust ministrará oficinas, palestras e participará de reuniões com professores e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), da Udesc Faed, além de visitar laboratórios e grupos de pesquisa em história na instituição. As atividades serão conduzidas em inglês e francês, direcionadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores da área de História, além de outros pesquisadores interessados nos debates.

A Udesc é a coordenadora brasileira do projeto de pesquisa e de mobilidade, liderado pelo professor Rogério Rosa Rodrigues, do Departamento de História e do PPGH . Na França, a coordenação está a cargo da professora Pauline Peretz, do Institut d'Histoire du Temps Présent (IHTP). de Paris.

De acordo com o professor Rodrigues, o edital Capes/Cofecub é concedido apenas a pesquisadores de elevado reconhecimento científico em suas áreas, o que sublinha a excelência da pesquisa histórica desenvolvida no PPGH da Udesc Faed. 

Confira o cronograma de atividades

A primeira atividade prevista com a participação da professora Mathilde Rossigneux Meheus está marcada para segunda-feira, 13, às 14h, na sala 204, da Udesc Faed, com o workshop "Aging in Institutions in France in the 19th–20th Centuries: An Experience of Marginalization?".

Já na terça-feira, 14, às 19h, na mesma sala, haverá o workshop "Patrimonialization and the Confinement of Old Age: Reflections on a Series of Failures". Na sexta-feira, 17, às 15h, na sala 202, está previsto o workshop "Punished! a research project based on practice Project: What Theater Can Offer to the History of Confinement". 

Intercâmbio de doutorandos

O edital Capes/Cofecub não apenas viabiliza a mobilidade de estudantes e professores de doutorado entre os dois países, como também é fundamental para qualificar a produção científica e abrir novas fronteiras de pesquisa para a Udesc. Segundo o professor Rogério Rosa Rodrigues, o intercâmbio de doutorandos é outro aspecto que marca o sucesso do projeto.

Em agosto deste ano, a Udesc já havia recebido a doutoranda Laura Orban, vinculada ao Institut d'Histoire du Temps Présent (IHTP), de Paris. Neste mês de outubro, o doutorando do PPGH Matheus Fernando Silveira iniciará sua mobilidade para o IHTP, para uma bolsa de doutorado sanduíche de 10 meses, financiada integralmente com recursos do edital. Além disso, a doutoranda Lara Lucena Zacchi também dará início ao seu doutorado sanduíche na mesma instituição francesa, com bolsa garantida pela Udesc por meio do edital PDSE/Udesc.

Rede de cooperação na França

O projeto Capes/Cofecub coordenado possui uma rede de colaboração na França, além do Institut d'Histoire du Temps Présent (IHTP) e da Université Lyon 2. A parceria engloba também historiadores de outras instituições francesas, incluindo a Université de Paris Nanterre, o Institut des Sciences Sociales du Politique, a Université Paris 8 e a Université Toulouse Jean Jaures (FRAMESPA). De acordo com Rodrigues, esta abrangência institucional no exterior garante uma troca de expertise mais rica e diversa, fortalecendo a pesquisa em História e a mobilidade acadêmica. "No cenário nacional, o projeto também consolida uma importante articulação inter-regional", complementa.

Integração nacional

A iniciativa ainda une professores de programas de pós-graduação em História de diversas regiões do Brasil, integrando pesquisadores da Universidade Federal de Goiânia (UFG), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal Fluminense (UFF). "Essa colaboração interna potencializa a excelência da pesquisa brasileira, dissemina os resultados do intercâmbio internacional e eleva o impacto científico e geográfico do projeto no país. O constante fluxo de pesquisadores e estudantes entre o Brasil e a França, possibilitado pelo Capes/Cofecub, reafirma a Udesc como um polo de pesquisa de excelência e consolida a sua estratégia de internacionalização. ", reforça o professor Rogério.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professora Mathilde Meheust atua na Université de Lyon e participa de atividades na Udesc Faed.
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h