Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/10/2021-17h59

Udesc Faed recebe homenagens em sessão especial da Alesc comemorativa ao centenário de Paulo Freire

Sessão prestou homenagens a 16 instituições e pessoas que representam as experiências e práticas freireanas - Fotos: Jeferson Baldo/Agência AL
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizou nesta quinta-feira, 28, uma sessão especial em homenagem aos 100 anos de nascimento de Paulo Freire, patrono da educação brasileira.

A homenagem foi proposta pela deputada Luciane Carminatti, que presidiu a sessão. Participaram da cerimônia representantes de entidades e instituições educacionais e estudantis e movimentos sociais.

Durante os depoimentos realizados na sessão especial foram destacados os ensinamentos de Paulo Freire, sua obra e seu legado para a educação.

A sessão prestou homenagens a 16 instituições e pessoas que representam as experiências e práticas freireanas. O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebeu três homenagens durante a solenidade.

O professor Celso João Carminati, diretor geral da Udesc Faed, recebeu a homenagem em nome do Coletivo Nacional Paulo Freire, organização que integra e que reúne pessoas de todo o Brasil.

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Didática e Formação Docente (Nape), da Udesc Faed, também foi homenageado na cerimônia, representado pela professora Alba Regina Battisti de Souza, uma das coordenadoras.

O Laboratório de Educação e Infância (Laborei), da Udesc Faed, foi agraciado com a homenagem, recebida pelo coordenador professor Adilson de Angelo.

"As homenagens são dedicadas a todos e todas que fazem a história da Faed, representando os seus sonhos, dedicação e compromissos profissionais em práticas educativas inclusivas, acolhedoras, amorosas e dialógicas voltadas para um mundo mais justo, democrático, humano e igualitário, como sempre sonhou o mestre Paulo Freire", destacou o professor Celso João Carminati.

Concentro aprova concessão do título de Doutor Honoris Causa a Paulo Freire


O Conselho de Centro da Udesc Faed aprovou por unanimidade, em reunião ordinária realizada nesta sexta-feira, 29, a concessão do título de Doutor Honoris Causa, in memorian, a Paulo Freire, patrono da educação brasileira.

O processo, de autoria do acadêmico Felipe Albino Ferreira, que teve apoio e subscrição de diversas entidades estudantis, será encaminhado para apreciação do Conselho Universitário da Udesc.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h