Planeta.doc reúne pesquisadores, artistas, ativistas e
estudantes em torno de temas sensíveis. Foto: Div.
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), receberá entre a próxima segunda e quinta-feira, 22 e 25, no Auditório Tito Sena, parte da programação do
Planeta.doc Conferência, em Florianópolis. O evento gratuito é um convite para discutir experiências e reflexões sobre emergências socioambientais, soluções inovadoras para o meio ambiente e formas de preservar o planeta.
Confira
aqui os debates, palestras e filmes previstos durante os quatro dias do evento na Udesc Faed, com foco nos temas cidades sustentáveis e economia regenerativa. A programação também ocorre nos auditórios do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) e do Centro de Artes, Moda e Design (Ceart), da Udesc, assim como na Universidade Federal de Santa Cataria (Ufsc).
São 50 nomes confirmados para a conferência, como o professor e cineasta Silvio Tendler, editor com mais de 80 filmes e 40 anos de carreira, assim como a antropóloga Letícia Merino, doutora em Antropologia pela Universidad Nacional Autónoma de México (Unam) e integrante do Comitê de Políticas de Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU), que pesquisa governança de recursos naturais, com ênfase em florestas comunitárias e biodiversidade.
Destaque também para o economista Ladislau Dowbor e o cientista Renato Peixoto Dagnino, referências em debates sobre economia solidária, ciência e políticas públicas.
O Planeta.doc Conferência marca o início do Festival Internacional de Cinema Socioambiental – Planeta.Doc, um dos maiores eventos de cinema socioambiental da América Latina, que reúne pesquisadores, artistas, cientistas, ativistas e estudantes em torno de três grandes painéis: bens comuns e a virada biocêntrica; cidades sustentáveis, florestas e água; e inovação social, impacto e economia regenerativa.
Evento articulado com laboratório e programa de extensão
As atividades da conferência na Udesc Faed se articulam às ações do
Laboratório de Educação e Infância (Laborei) e do Programa de Extensão Girândola de Saberes e Práticas: Infância, Cidadania e Formação Docente, fortalecendo o compromisso da universidade com a formação crítica, a cidadania e a sustentabilidade.
De acordo com a organização do evento, a proposta é discutir alternativas para enfrentar a crise socioambiental e repensar a relação entre sociedade e natureza, a partir de perspectivas que envolvem inovação social, preservação de recursos hídricos, desenvolvimento urbano sustentável e novas formas de organização econômica.
A programação no Auditório Tito Sena, na Udesc Faed, pode ser conferida no
site da conferência. As inscrições para a conferência são gratuitas e podem ser feitas no
site oficial.
Exibição de filmes pelo Planeta.doc Festival de Cinema
O Festival Internacional de Cinema Socioambiental – Planeta.Doc exibirá filmes com temática socioambiental selecionados e premiados pelo projeto. Os longas trazem temas sobre justiça climática, culturas regenerativas, florestas, água, mobilidade urbana e sociedade e meio ambiente em geral.
O festival está na décima edição e fechou a primeira etapa de inscrições com 1.195 filmes enviados. A exibição dos filmes começa na abertura da Conferência, dia 22 de setembro, e vai até 06 de dezembro, com sessões em Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Saiba mais em
planetadoc.com
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br