Evento é voltado especialmente a estudantes em
iniciação a docência - Arte: Divulgação
Em 25 de novembro, às 19h, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove uma palestra online de formação voltada especialmente a estudantes dos cursos de licenciatura que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).
Com o tema "Transições da aprendizagem: aplicação da epigenética e a a educação inclusiva", a apresentação será ministrada pela pedagoga Vanessa Krominski de Jesus. O evento será transmitido no YouTube e é aberto aos intressados, sem necessidade de inscrição prévia. Acesse a transmissão.
A palestrante atua na Secretaria Estadual de Educação do Distrito Federal como coordenadora das salas de apoio para alunos com transtornos funcionais específicos e é diretora da instituição Academia de Inteligências, especializada em estimulação cognitiva.
Ela tem graduação em Pedagogia e mestrado e doutorado em Educação, experiência com ênfase em Psicopedagogia, em temas como reinserção escolar, socioeducação, altas habilidades/superdotação, adolescentes e pessoas em situação de rua.
Sobre o Pibid
Vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Pibid tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o fortalecimento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.
Os projetos contemplados pelo programa são propostos pelas instituições de ensino superior, em articulação com as secretarias de Educação, e desenvolvidos por grupos de licenciandos sob supervisão de professores da Educação Básica e orientação de docentes das IES.
O ciclo atual do Pibid na Udesc iniciou em 2024 e segue até outubro de 2026, contemplando 240 graduandos, de 10 licenciaturas em cinco centros de ensino, envolvendo 12 docentes da Udesc e 30 professores de 26 escolas de Florianópolis, Joinville, São José, Itapema e Tubarão.
Licenciaturas da Udesc com projetos Pibid:
Pedagogia, Geografia e História (Udesc Faed);
Pedagogia EAD (Udesc Cead);
Educação Física (Udesc Cefid);
Artes Cênicas e Artes Visuais (Udesc Ceart);
Matemática, Física e Química (Udesc Joinville).
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.