Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/11/2020-13h04

Udesc integra encontro de coordenadores dos programas Pibid e Residência Pedagógica em Santa Catarina

Encontro ocorreu de forma virtual e reuniu coordenadores institucionais dos programas
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) integrou, em 28 de outubro, um encontro remoto dos coordenadores institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Residência Pedagógica em Santa Catarina.

Os programas fazem parte das ações de formação docente para a Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e integram o Fórum dos Coordenadores Institucionais do Pibid e Residência Pedagógica em Santa Catarina (FORPIBID/RP), que tem como representantes o professor Lourival José Martins Filho, da Udesc, e a professora Wanderléa Pereira Damásio Maurício, do Centro Municipal de São José (USJ).

O encontro teve como pauta apresentação dos coordenadores, trocas de experiências e desafios comuns.

Para o professor Lourival, coordenador institucional do Programa Residência Pedagógica da Udesc, esta capilaridade dos programas da Capes em todo o território catarinense aproxima universidade e escolas de Educação Básica mesmo em tempos de pandemia.

A professora Wanderléa, coordenadora institucional do Programa Residência Pedagógica da USJ, afirma que são necessários encontros mais frequentes entre os coordenadores institucionais de Santa Catarina visando a troca de experiências e a construção coletiva de trabalhos integrados durante a após a pandemia.

Durante o encontro a professora Maria Preis Welter, coordenadora institucional do Programa Residência Pedagógica do Centro Universitário FAI/UCEFF, agradeceu a possibilidade de aprendizagem e diálogo dos coordenadores de Santa Catarina.  Destacou que o grande desafio é o fazer coletivo das escolas e instituições universitárias, visando uma ação docente comprometida com os estudantes mesmo durante este período tão complexo.

A professora Regina Helena Munhoz, coordenadora institucional do Pibid da Udesc, destacou que o grande desafio são as atividades não presenciais, o ensino remoto, e as possibilidades pedagógicas de trabalhar neste período.

Para Moira Riroca da Silva e Silva, mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Udesc, que realiza pesquisa sobre o programa Residência Pedagógica na Udesc, o encontro dos coordenadores institucionais permitiu visualizar que em cada instituição de ensino superior catarinense se procura fazer o máximo possível visando uma formação inicial de qualidade nos cursos de licenciaturas. Moira, que foi bolsista do programa Residência Pedagógica, alerta que este diálogo e planejamento coletivo faz muita diferença para os residentes e suas ações nos programas.

A próxima reunião dos coordenadores institucionais se Santa Catarina está prevista para o dia 1º de dezembro, também de forma remota.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h