Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/07/2021-18h38

Udesc integra evento sobre política estadual de educação para o envelhecimento

Evento virtual foi organizado pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) integrou nesta quarta-feira, 14, o evento intitulado 1ª Roda de Conversa: Política Estadual de Educação para o Envelhecimento, representada pelo professor Lourival José Martins Filho, do grupo de pesquisa Didática e Formação Docente (Nape), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), pela assistente social Salete Teresinha Pompermaier, da Coordenadoria de Assuntos Estudantis da Udesc, e pela professora Jurema Iara Belli, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT).

Durante o evento o professor Lourival ministrou a palestra “Diretrizes curriculares e pedagógicas para uma política estadual de educação para o envelhecimento”.

Conforme o educador, a Lei 10.741, de 03 de outubro de 2003, dispõe sobre a instituição do Estatuto do Idoso, assegurando os direitos das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, e atribuindo à família, à comunidade, à sociedade e ao Poder Público, o dever de efetivar, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

“Segundo a legislação, nos currículos dos diversos níveis de ensino é necessário a inserção de conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização do idoso, de forma a eliminar preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria”, ressalta.

A roda de conversa foi uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, por meio do grupo de trabalho para construção da política estadual de educação para o envelhecimento em Santa Catarina. A assistente social Salete Teresinha Pompermaier e a professora Jurema Iara Belli são as representantes da Udesc no grupo.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h