Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/12/2019-13h04

Udesc Joinville adquire equipamento importado da Alemanha para caracterização de materiais

Equipamento poderá ser utilizado por pesquisadores das Engenharias, da Física e Química - Foto: Divulgação
O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, conta com um novo equipamento para caracterizar materiais sólidos e líquidos segundo suas propriedades vibracionais. O aparelho foi instalado na última segunda-feira, 2, no Laboratório de Análise Instrumental (LAI) do Departamento de Química (DQMC).

O Espectômetro de Infravermelho é importado da Alemanha, onde foi produzido pela Bruker Optik  GmbH. O equipamento custou cerca de 160 mil reais e foi adquirido com recursos da Udesc Joinville e da Reitoria.

Segundo o professor Fernando Roberto Xavier, a compra do equipamento é uma necessidade percebida desde a criação do curso de Licenciatura em Química em 2009,  inclusive prevista no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Em novembro de 2017 definiu-se o modelo e a empresa fabricante do aparelho a ser adquirido e iniciou-se a busca por recursos.

O equipamento poderá potencialmente ser utilizado por pesquisadores das Engenharias, da Física e Química, devido a sua grande versatilidade, impactando desde a pós-graduação bem como o ensino de graduação, especialmente o curso de Licenciatura em Química.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h