Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/02/2022-16h45

Udesc lança edital para restauro do prédio do Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas

Imóvel que abriga o IDCH foi construído no início do século XX e é tombado pelo Patrimônio Histórico do Município (Foto: Carol Hommerding/Ascom Udesc Faed)
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) publicou no Diário Oficial da última sexta-feira, 28, o edital de licitação para contratação de empresa para execução do restauro do prédio do Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH), vinculado ao Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

O prédio que abriga o IDCH está localizado na rua Visconde de Ouro Preto, no centro da capital. Trata-se de uma edificação construída no início do século XX e tombada pelo Patrimônio Histórico do Município.

A reforma do imóvel era demandada pela Udesc Faed desde 2009, quando o prédio começou a apresentar problemas no telhado e em sua estrutura. Em 2021 o prédio precisou ser interditado e os acervos e demais materiais de pesquisa existentes no IDCH foram removidos para outro endereço, devido ao risco de desabamento de estruturas da edificação.

O Instituto tem como objetivo desenvolver pesquisas, tratar, armazenar e disseminar documentação delas resultantes, em um ambiente multidisciplinar, fomentando intercâmbios, projetos, estudos e pesquisas.

Entre as atividades do IDCH estão o recebimento de acervos públicos e privados para tratamento e armazenamento; a criação e manutenção de acervo bibliográfico e de periódicos científicos nas áreas das Ciências Humanas; a formação, guarda e acessibilidade aos acervos documentais e audiovisuais e a criação de base de dados; e a divulgação e disseminação de informações resultantes dos projetos e ações do Instituto.

“O IDCH está localizado no coração da cidade e sua reforma e restauro vem sendo esperada há muitos anos. Importantes atividades de formação e pesquisa foram sendo realizadas ao longo de décadas, com destaques de muitos projetos em âmbito estadual e nacional. Esperamos que tudo corra bem e que logo possamos ter nossas atividades naquele espaço, integrado aos espaços culturais de Florianópolis”, afirma o diretor geral da Udesc Faed, professor Celso João Carminati.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br



galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h