Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/02/2020-14h34

Udesc lança videoaulas sobre programas que visam qualificar cursos de graduação

Canal já publicou 15 videoaulas - Imagem: Reprodução
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou duas novas videoaulas no Canal de Ensino , voltadas a docentes, técnicos e estudantes, sobre iniciativas institucionais que visam qualificar os cursos de graduação da instituição: os programas Núcleo Docente Estruturante (NDE) e de Apoio ao Ensino de Graduação (Prapeg). Acesse as videoaulas Programa NDE e Prapeg.

Produzidas pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), elas serão lançadas oficialmente nesta terça-feira, 18, durante a primeira sessão ordinária da Câmara de Ensino de Graduação (CEG).

Segundo a pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz, o mais interessante das novas videoaulas é que "elas permitem vislumbrar, pelos depoimentos de diretores de Ensino de Graduação e de professores, os frutos desses programas no currículo dos alunos, concretizando a importância das ações propostas".  

Qualificar o ensino

Atualmente na terceira edição, o Programa NDE visa fortalecer a qualidade do ensino estimulando ações educativas desde o ingresso do estudante na universidade, fortalecendo o envolvimento dos núcleos docentes estruturantes com o planejamento contínuo do curso.

Já o Prapeg busca propor e/ou desenvolver ações inovadoras de apoio didático-pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, além de aprofundar estudos que complementem a formação acadêmica e atendam às necessidades dos cursos de graduação, fortalecendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Na sua edição mais recente, o programa priorizou o apoio ao ensino de graduação, à acessibilidade educacional e à formação continuada dos docentes.

Esforço conjunto

Soraia destaca o trabalho conjunto realizado pela Proen, por meio da Coordenadoria de Ensino de Graduação (CEG), pela Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai) e pelos diretores de Ensino de Graduação das unidades, ao longo da Gestão 2016-2020 da Reitoria, produzindo diversos programas e projetos para fomento e qualificação do ensino de graduação e, consequentemente, para melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da Udesc.

"Cada um dos 12 centros de ensino e seus 59 cursos de graduação trabalharam para consolidar a excelência na formação profissional com o apoio dessas iniciativas, que congregam os princípios de desenvolvimento de política pública de educação superior de alto nível em Santa Catarina", afirma a pró-reitora.

O registro dos programas e projetos em videoaulas também busca cumprir o compromisso com transparência e visibilidade para toda comunidade catarinense.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Proen pelo telefone (48) 3664-8129 e pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br.

Ao todo, já foram disponibilizados 15 videoaulas no Canal de Ensino, plataforma criada para facilitar o acesso à informações relevantes para estudantes de graduação e servidores.

Siga a Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede (newsletter e podcast), WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Ao todo, Canal de Ensino da Udesc conta com 15 videoaulas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h