Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/04/2024-18h02

Udesc oferece curso gratuito de primeiros socorros em Florianópolis

 

Arte: Divulgação

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do projeto de extensão “Promovendo a Saúde na Univer-cidade”, em parceria com a direção de Ensino do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), oferece curso gratuito de primeiros socorros básicos para a comunidade interna e externa. A capacitação será ministrada em três dias, com diferentes turmas distribuídas nos campi de Coqueiros e Itacorubi da Universidade.

No campus de Coqueiros, as aulas acontecem em 23 de abril, das 8h às 12h, na sala Espine, da Udesc Cefid. O público alvo é, preferencialmente, de bolsistas e servidores da Clínica Escola de Fisioterapia e do Núcleo de Cardiologia e Medicina do Exercício. São 20 vagas disponíveis. As inscrições são realizadas por meio de formulário online.

No campus do Itacorubi, as aulas ocorrem em duas turmas: 24 de abril, das 8h às 12h, e 25 de abril, das 14h às 18h, na sala Espine da Udesc Esag. O inscrito deverá escolher o dia e horário de preferência no ato da inscrição. O público alvo é de servidores, acadêmicos da Udesc e comunidade externa. São disponibilizadas 60 vagas. As inscrições vão até 16 de abril e são realizadas por meio de formulário online.

A seleção dos participantes será feita por sorteio e divulgada em 17 de abril. O curso tem duração de quatro horas e fornece certificado. De acordo com Valdirene Barros de Avila, coordenadora do projeto que organiza o curso, a iniciativa é importante para capacitar a comunidade universitária para agir em situações de emergência.

“Ter conhecimento sobre primeiros socorros pode salvar vidas. Em ambientes universitários, assim como em qualquer local, podemos nos deparar com acidentes e pessoas que podem necessitar de auxílio emergencial. É fundamental ter meios de impedir que um quadro possa se agravar”, afirma Valdirene, integrante da equipe do Serviço de Assistência Integrada à Saúde Universitária (Saisu).

A iniciativa também conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) e de empresa provedora de brigadistas, guarda-vidas e seguranças.

Saiba mais em @saude.udesc

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h