Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/11/2020-15h47

Udesc promove webinar nesta quarta para debater ensino híbrido na universidade

Gestores e pesquisadores estarão no evento, que será transmitido ao vivo - Arte: Suyanne Mendes/Secom
Nesta quarta-feira, 25, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará o webinar "Ensino híbrido no ensino superior", com transmissão pelo canal no YouTube. Acesse o bloco da manhã (início às 9h) e o bloco da tarde (início às 14h) da transmissão. 

Estão previstas atividades nos períodos matutino e vespertino, com a participação de gestores da universidade e dos centros de ensino, bem como de pesquisadores convidados. Veja a programação completa.

O evento é voltado a gestores da Reitoria e dos centros de ensino, incluindo diretores-gerais e assistentes, chefes de departamentos, coordenadores de Pós-Graduação, de Pesquisa, de Extensão e de Estágios e representantes discentes e da Associação dos Professores da Udesc (Aprudesc). Não é necessário fazer inscrição.

Outros encontros sobre o tema serão realizados posteriormente pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) para atender demandas específicas dos centros.

Palestrantes

Integram os debates o reitor, Dilmar Baretta, o vice-reitor, Luiz Antonio Ferreira Coelho, os pró-reitores Nério Amboni (Ensino) e Letícia Sequinato (Pesquisa e Pós-Graduação), a coordenadora de Ensino de Graduação, Ivete Maroso Krauzer, a diretora-geral da Udesc Faed, Julice Dias, e os diretores de Ensino de Graduação Celso Carminati (Udesc Faed), Ana Paula Menezes Pereira (Udesc Esag) e André Thaler Neto (Udesc Lages).  

A conferência de abertura, com o tema "Ensino Híbrido na Universidade", será ministrada pelo professor José Manuel Moran, docente aposentado da Universidade de São Paulo (USP), que é pesquisador, conferencista e orientador de projetos de transformação da educação, com o uso de metodologias ativas e modelos híbridos.  

Três docentes convidados de outras instituições apresentarão relatos de experiências exitosas no ensino híbrido:

  • Professora Leandro Holanda, co-fundador da tríade educacional. É professor de metodologias ativas na pós-graduação do Instituto Singularidades e em cursos de extensão da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
  • Professora Dênia Falcão, diretora da Inova Práticas Educacionais (IPE). É consultora, docente, pesquisadora e técnica de EAD. Atua em projetos que envolvem inovação da educação, metodologias ativas, tecnologias digitais e formação de professores.
  • Professora Renata Perrenout, docente de Engenharia Civil no Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Atua com novas metodologias de ensino, baseadas em cursos desenvolvidos por universidades de ponta nos EUA, como Harvard e MIT.  

Sobre o ensino híbrido

O ensino híbrido combina aprendizado digital e presencial. O modelo inclui momentos em que o aluno estuda sozinho, de maneira virtual, com outros em que a aprendizagem ocorre presencialmente.

O pró-reitor de Ensino, Nério Amboni, destaca que, nesse modelo, "o professor deixa de ser 'um sábio no palco' para atuar mais como "um guia ao lado' ou facilitador do aprendizado do aluno".

"O evento representa uma excelente oportunidade para os participantes se familiarizarem e perceberem a importância de os cursos terem projetos pedagógicos com currículos híbridos, flexíveis e inovadores", afirma.

Programação

Período matutino

9h – Abertura  
9h20 – Conferência de abertura: "Ensino Híbrido na Universidade", com o professor José Manuel Moran
10h30 – Mesa-redonda com gestores da Udesc
11h30 – Debate


Período vespertino

14h – Abertura
14h10 – Relato de experiências exitosas no ensino híbrido, com o professor Leandro Holanda
14h40 – Relato de experiências exitosas no ensino híbrido, com a professora Dênia Falcão
15h10min – Relato de experiências exitosas no ensino híbrido, com a professora Renata Perrenout
15h40 – Mesa-redonda com gestores da Udesc
16h40 – Debate
17h30min – Encerramento e encaminhamentos

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento reunirá gestores e especialistas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h