Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/03/2020-14h10

Udesc recebe inscrições até 30 de março para os cursos de mestrado e doutorado em Educação

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está com inscrições abertas até 30 de março para seleção de alunos regulares para as turmas 2020 dos cursos de mestrado e doutorado em Educação.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o programa retificou a forma de envio da documentação exigida no edital, passando o envio a ser feito exclusivamente por e-mail, com os arquivos em formato PDF.

As inscrições para o processo seletivo consistem em duas etapas: preenchimento da ficha de inscrição, disponível na página do PPGE, e envio, por e-mail, dos documentos solicitados no edital.

O programa tem nota 5 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As vagas estão distribuídas em duas linhas de pesquisa: Educação, Comunicação e Tecnologia; e Políticas Educacionais, Ensino e Formação.

Vagas para ações afirmativas

O PPGE destinará vagas para ações afirmativas nos cursos de mestrado e doutorado, conforme regulamentação do colegiado do programa, definida pela Resolução nº 01 de 17 de dezembro de 2019.

Serão oferecidas até 30 vagas para o mestrado, sendo 21 na modalidade ampla concorrência e 09 (nove) na modalidade de reserva de vagas para ações afirmativas. Para o curso de doutorado serão oferecidas até 20 vagas, sendo 14 na modalidade de ampla concorrência e 06 (seis) na modalidade de reserva de vagas para ações afirmativas.

Conforme a resolução, poderão concorrer às vagas de ações afirmativas candidatos ou candidatas que se enquadrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica; pertençam ao grupo etnicorracial negro (pretos e pardos); pertençam aos povos indígenas residentes no território nacional e nos transfronteiriços; pertençam às comunidades quilombolas; pertençam ao grupo trans (travestis e transexuais); com deficiência (PcD); solicitantes de refúgio e/ou visto humanitário, refugiados, refugiadas ou imigrantes com visto humanitário.

Processo seletivo

O processo seletivo para o mestrado será composto por três etapas: avaliação do projeto de pesquisa e do currículo dos candidatos; prova escrita; arguição e sustentação oral do projeto de pesquisa.

A seleção para o doutorado consistirá em três fases: avaliação do projeto de pesquisa e do memorial circunstanciado dos candidatos; prova escrita; arguição e sustentação oral do projeto de pesquisa e do memorial circunstanciado.

As aulas serão ministradas no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), no Campus I da Udesc, em Florianópolis.

Alterações no edital

Em função da pandemia do novo coronavírus, o PPGE informa que datas e/ou procedimentos relativos à seleção de turmas para 2020 poderão sofrer alterações.

Todas as informações e alterações pertinentes ao processo seletivo serão publicadas na página do PPGE.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h