Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/12/2019-17h15

Udesc recebe inscrições para mestrado e doutorado em História com vagas para ações afirmativas

O Programa de Pós-graduação em História (PPGH), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está com inscrições abertas para as turmas 2020 dos cursos de mestrado e doutorado em História. Os interessados podem se inscrever no processo seletivo até 3 de abril de 2020.

A área de concentração do programa é a História do Tempo Presente, estruturada em três linhas de pesquisa: Culturas políticas e sociabilidades; Linguagens e identificações; e Políticas de memória e narrativas históricas.

Esta será a primeira vez que o PPGH destinará vagas para ações afirmativas nos cursos de mestrado e doutorado. As vagas foram regulamentadas pelo colegiado do PPGH por meio da Resolução nº 18 de 05 de dezembro de 2019.

Para o mestrado em História serão ofertadas até 20 vagas, sendo 14 de ampla concorrência e 6 reservadas para ações afirmativas. Para o doutorado poderão ser preenchidas até 15 vagas, sendo 10 de ampla concorrência e 5 na modalidade de reserva para ações afirmativas.

Conforme a resolução poderão concorrer para as vagas de ações afirmativas candidatos e candidatas que se enquadrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica; pertençam ao grupo etnicorracial negro (pretos e pardos); pertençam aos povos indígenas residentes no território nacional e nos transfronteiriços; pertençam às comunidades quilombolas; pertençam ao grupo trans (travestis e transexuais); com deficiência (PcD); solicitantes de refúgio e/ou visto humanitário, refugiados ou imigrantes com visto humanitário.

As inscrições consistem em duas etapas: preenchimento do formulário de inscrição disponível na página do PPGH e envio da documentação solicitada no edital.

O processo seletivo contará com três etapas: avaliação do projeto de pesquisa; prova escrita presencial em língua portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa, a ser aplicada em 25 de maio de 2020; e entrevista com os candidatos. As aulas para os aprovados iniciam em agosto de 2020, no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), em Florianópolis.

Mais informações e o edital completo podem ser acessados na página do PPGH.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h