Fala do ambientalista, Marcos Sorrentini, para a Conferência
Planeta.doc. Foto: Felipa Paze.
A programação do Planeta.doc Conferência continua até esta sexta-feira, 26, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc),em Florianópolis. O evento gratuito, em sua quinta edição, tem parte das atividades no campus-sede da Udesc, no bairro Itacorubi. O Planeta.doc Conferência traz experiências e reflexões sobre emergências socioambientais e soluções inovadoras.
O evento tem atividades nos auditórios do
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), Centro de Ciências Humanas da Educação (Faed) e no
Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc e conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex). Outra parte da programação tem como local a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
No último dia do evento, o auditório da Udesc Faed recebe a jornalista e cineasta, Mônica Linhares, diretora do Planeta.doc – Festival Internacional de Cinema Socioambiental do Brasil. Mônica faz a palestra de fechamento às 10h desta sexta. Ela discute a união do cinema, educação, inteligência artificial e ação climática. Em seguida, será aberta a 10ª edição do Planeta.doc Festival, com exibições de filmes e debates nos auditórios da Udesc Faed e Udesc Ceart.
Sobre o Planeta.doc
A conferência contou com mais de 50 palestrantes. Entre eles estão o professor e cineasta Silvio Tendler, editor com mais de 80 filmes e 40 anos de carreira, e a antropóloga Letícia Merino, doutora em Antropologia, integrante do Comitê de Políticas de Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU) e pesquisadora da governança de recursos naturais de florestas comunitárias.
A proposta do Planeta.doc é fomentar a articulação entre ciência, educação, cultura e sustentabilidade. Os palestrantes discutem futuros possíveis e fortalecem ações concretas frente à adversidade climática. O tema da quinta edição é a virada biocêntrica, debatendo o lugar do ser humano na natureza e formas de usar o antropocentrismo como resposta à crise ecológica.
Para a estudante de cinema e voluntária do Planeta.doc Sophia Vendrami, o evento traz uma discussão importante sobre o futuro do meio ambiente. “A conferência discute a imprevisibilidade das atitudes dos humanos na natureza, é uma conversa que está acumulando muito conhecimento e no final nós vamos levar essas contribuições para a COP 30”, afirma.
As inscrições ainda podem ser realizadas por meio da plataforma
Sympla, onde também está disponível a programação completa do evento.
Conferência regional em preparação para COP30
O Planeta.doc realiza uma preparação coletiva no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Neste ano a COP30 acontece entre 10 e 21 de novembro, em Belém, no Pará.
A conferência traz o tema Construindo Contribuições Autodeterminadas para a Ação Climática, contando com a entrega da Carta Manifesto, produzida pelos palestrantes e, em nome do evento, entregue à direção da COP30. O evento conta com o apoio institucional da Udesc.
O deputado estadual e proponente das Conferências Regionais da COP30 Marcos José de Abreu, o Marquito, será mediador da conferência, que traz mais de 10 representantes do movimento socioambiental. Entre eles está o teólogo e professor Leonardo Boff, e convidado especial, conhecido por ser uma das principais vozes da Teologia da Libertação e atuação em defesa dos direitos dos pobres, excluídos e do meio ambiente.
Planeta.doc Festival de Cinema
A Conferência também marca o início do Festival Internacional de Cinema Socioambiental – Planeta.Doc, que exibirá filmes com temática socioambiental selecionados e premiados pelo projeto. Os longas trazem temas sobre justiça climática, culturas regenerativas, florestas, água, mobilidade urbana e sociedade e meio ambiente em geral.
O festival está na décima edição e fechou a primeira etapa de inscrições com 1.195 filmes enviados. A exibição dos filmes começa na abertura da Conferência, dia 22 de setembro, e vai até 06 de dezembro, com sessões em Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Saiba mais em
planetadoc.com.
Assessoria de Comunicação da Udesc
*Com informações da assessoria de comunicação do Festival Planeta.Doc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006