A desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho
apresentou a campanha Sinal Vermelho. Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoveu na sexta-feira, 22, o evento de lançamento da Campanha Sinal Vermelho, uma ação em defesa das mulheres vítimas da violência doméstica. Junto ao Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SC), a universidade abriu espaço para discussões sobre o futuro da iniciativa, que visa possibilitar que as mulheres consigam pedir ajuda com um sinal vermelho desenhado na palma da mão.
O encontro aconteceu no Auditório Tito Sena, no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), em Florianópolis, e teve o diálogo conduzido pela vice-reitora da Udesc, Clerilei Aparecida Bier, pela desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho e pela especialista em Direito das Mulheres e Advocacia Feminista, a advogada Marta Moura.
A abertura do evento ficou a cargo da vice-reitora Clerilei Bier. Além dela, a desembargadora Hildemar Carvalho apresentou a Campanha Sinal Vermelho e o histórico de sua criação. Já a advogada Marta Moura falou sobre a caracterização dos tipos de violência existentes e explicou o funcionamento da Lei Maria da Penha, finalizando as apresentações do dia. Ao final, foi aberto um momento para tirar as dúvidas dos participantes.
O evento foi organizado em uma parceria entre o Centro de Desenvolvimento Humano (CDH) da Udesc e a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do TJ-SC.
Próximas ações
Com a discussão do assunto na universidade, outras ações foram idealizadas e planejadas para debates futuros sobre a temática. Na próxima terça-feira, 2 de setembro, será realizado um evento sobre assédios e violências. O encontro ocorre no Plenarinho da Reitoria da Udesc, das 15h às 17h, e terá transmissão via plataforma Microsoft Teams.
Além disso, a Comissão Permanente de Saúde e Segurança da Udesc (CPSS) está elaborando uma Política Institucional de enfrentamento a assédios e violências. A ação está no processo de revisão e ajustes para posterior encaminhamento para votação no Conselho Universitário.
A CPSS organizou um grupo de trabalho para planejar a política, que propõe ações institucionais para a prevenção e mitigação dos atos de violência doméstica, com ações educativas, preventivas e a definição de fluxos de denúncias e apuração dos fatos. A construção do projeto, inicialmente realizada pela CPSS, terá novas discussões em possível consulta pública, antes de ser avaliado nos órgãos superiores da universidade.
Sobre a Campanha Sinal Vermelho
Criada pelo Conselho Nacional de Justiça e pela Associação dos Magistrados Brasileiros no período da pandemia, a campanha "Sinal Vermelho" deseja oferecer um canal silencioso de denúncia, para que as mulheres consigam receber apoio a partir de uma marcação na mão ou um gesto com os dedos, apresentado em um estabelecimento credenciado para o atendimento. A ideia é que, ao mostrar o símbolo para um atendente de cartório, de estabelecimento comercial ou de saúde, ele acionará a Polícia Militar com um telefonema.
Para mais informações sobre a ação, entre em contato pelo e-mail
cdh.reitoria@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006