Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/03/2020-17h19

Udesc suspende formaturas e eventos e intensifica medidas preventivas ao coronavírus

Novo coronavírus tem alto poder de contágio e afetou  atividades em várias instituições - Foto: Divulgação
Por conta do avanço do novo coronavírus, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) decidiu nesta sexta-feira, 13, a suspensão de formaturas e outros eventos com aglomeração de pessoas (shows, palestras, seminários, entre outros) por tempo indeterminado na instituição.

Na quinta-feira, 12, a universidade já havia suspendido viagens internacinais de servidores e de estudantes e também contratações de serviços para realização de novos eventos em virtude da pandemia. Em Santa Catarina, já foram confirmados três casos da doença e 77 suspeitos.

O objetivo é impedir a aglomeração de pessoas e a possível circulação do vírus. Na Capital, onde encontram-se cinco dos 12 centros de ensino da Udesc, a Prefeitura de Florianópolis proibiu eventos com mais de 250 pessoas ao ar livre e mais de cem pessoas em locais fechados da cidade.

As aulas e o expediente de trabalho da Udesc estão mantidos, de acordo com a última orientação do Ministério da Educação (MEC). 

Outras ações

1) Serão ampliadas as compras de álcool-gel para toda a comunidade acadêmica, além de máscaras para alunos, professores e técnicos que atuam em cursos na área da saúde, como Enfermagem e Fisioterapia;

2) Serão intensificadas medidas de higienização de banheiros em todos os centros de ensino;

3) Servidores e alunos da universidade receberão diariamente informações sobre formas de prevenção de contágio pelo virus;

4) Remarcações de viagens internacionais e novas datas para eventos suspensos serão analisadas individualmente;

5) A necessidade de viagens em SC e para outros estados deve ser analisada por cada centro de ensino;

6) Servidores e alunos da Udesc que retornararm ou retornarão do exterior devem cumprir afastamento das atividades de, no mínimo, sete dias, mesmo nos casos assintomáticos. Ou seja, permanecer em casa durante esse período, conforme recomendação do Ministério da Saúde;

7) No caso da suspensão das formaturas, os centros de ensino da universidade têm autononia para fazer a outorga de grau em gabinete, caso haja necessidade.

A Udesc segue monitorando o avanço da doença a nível nacional, estadual e local e está atenta às orientações dos órgãos federais e estaduais da área da saúde.

Prevenção e sintomas

Os sintomas do novo coronavírus são semelhantes aos de uma gripe comum: febre, tosse e dificuldade para respirar, explica a professora Olvani Martins da Silva, que é chefe do Departamento de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO) e doutora na área.

Para a identificação dos casos, também é investigado o histórico de viagens recentes para áreas com transmissão, feitas nos últimos 14 dias pelo possível infectado pelo vírus.

As formas de prevenção também são parecidas com as indicadas para outras doenças infectocontagiosas. Entre as orientações, a pesquisadora destaca:

  • Ao tossir ou espirrar, proteja o nariz e a boca com lenço de papel e descarte-o em seguida;
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos sujas;
  • Lave as mãos com água e sabão por 20 segundos pelo menos ou utilize desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados e arejados;
  • Evite contato próximo com pessoas doentes;
  • Em casos de suspeita dos sinais e sintomas do novo coronavírus, procure os serviços de saúde.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais.


O Departamento de Enfermagem da Udesc Oeste também produziu um informativo com orientações sobre o coronavírus. Confira as orientações.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Novo coronavírus tem alto poder de contágio e afetou  ativiaddes em várias instituições.
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h