Baile Místico em sua primeira edição. Foto: Divulgação
O 4º Cortejo Alegórico Grande Baile Místico, desfile que reúne símbolos culturais de Florianópolis no centro da cidade, acontece nesta sexta-feira, 25 de outubro, das 17h às 21h. O evento é aberto ao público e terá início na rua Saldanha Marinho, em frente ao
Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
A edição de 2024 do Baile Místico integra o Outubro Místico do Mesc e homenageia Eli Heil, artista plástica natural de Palhoça, e Hiedy de Assis, o Hassis, pintor nascido em Curitiba, mas que dedicou sua carreira à cultura catarinense.
“É para celebrar e encantar com o universo fantástico da cultural local, em clima de carnaval de primavera”, destaca a artista Patrícia Amante, uma das responsáveis pela organização do cortejo.
As Bruxas da Ilha, o Lobisomem da Lagoa e os bonecos do bloco Berbigão do Boca estão entre as atrações que desfilarão pelas ruas do Centro Histórico até a Catedral Metropolitana de Florianópolis, acompanhadas de música e o som da percussão.
Outro destaque do cortejo é a ala “Fantasmas de Anhatomirim”, que relembra um capítulo importante da história da capital catarinense, quando o nome da cidade passa de Nossa Senhora do Desterro para Florianópolis.
Mostra de cinema integra Outubro Místico
Além do desfile, o Outubro Místico do Mesc conta ainda com a Mostra de Cinema Outubro Místico, com sessões de cinema relacionadas à cultura da capital catarinense.
A mostra encerra no sábado, com a exibição do curta-metragem “Bruxa Viva” (1998), de Lena Bastos, e do longa “Mares do Desterro” (2021), de Sandra Alves, às 15h, no Mesc. Assim como o Baile, a mostra é gratuita e aberta ao público.
Sobre o Grande Baile Místico
O projeto surgiu em 2019 como forma de homenagear artistas locais que se dedicaram ao tema do mito e da magia na arte manezinha. “É uma pequena amostra do incrível acervo de narrativas de realismo mágico em Florianópolis”, declara Bebel Orofino, à frente do Grande Baile Místico desde a fundação.
A proposta do desfile se inspira na lenda “Baile de Bruxas em Itaguaçu”, de autoria de Gelci Coelho, o Peninha, falecido em 2023 e discípulo de Franklin Cascaes, e “Baile de Bruxas Dentro de uma Tarrafa de Pesca”, do próprio Cascaes. Além de Heil e Hassis, nomes como Jandira Lorenz, Meyer Filho e Vera Sabino estiveram entre os homenageados ao longo das edições.
Mais informações no instagram
@museudaescola.
Serviço
O quê: 4º Cortejo Alegórico Grande Baile Místico;
Quando: sexta-feira, 25 de outubro, a partir das 17h;
Onde: saída do Museu da Escola Catarinense (Rua Saldanha Marinho, 196, Florianópolis);
Quanto: Evento gratuito e aberto ao público.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934