Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/08/2016-12h35

Abertura oficial do Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Udesc Oeste ocorre nesta quinta

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoverá a abertura oficial do mestrado com uma aula inaugural nesta quinta-feira, 1º, às 19h, no Auditório da Câmara Municipal de Pinhalzinho. A primeira turma começou em 9 de agosto, com 15 alunos.

Na aula inaugural, o professor Márcio Antônio Mazutti, doutor em Engenharia de Alimentos e coordenador de Projetos Institucionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), falará sobre a contribuição da pós-graduação na área de alimentos.

O mestrado, que é gratuito e o segundo de SC na área, será ministrado por dez professores de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química, de Pinhalzinho, dois de Zootecnia, de Chapecó, e dois de Agronomia, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Udesc em Lages. O programa de pós-graduação é coordenado pela professora Aniela Pinto Kempka.

Linhas de atuação

O mestrado tem duas linhas de pesquisa. Uma delas é Desenvolvimento e Otimização de Tecnologias, Produtos e Processos, com o objetivo de fazer o alimento produzido em processo industrial ter maior viabilidade financeira e valor agregado.

Essa linha também estudará os processos envolvidos na produção de diferentes classes de alimentos voltados à qualidade dos produtos finais. As disciplinas terão, como foco, as tecnologias de carnes, ovos e derivados, processos fermentativos, produtos lácteos, pós-colheita de frutas e hortaliças e engenharia bioquímica.

A segunda linha de atuação é Propriedades e Segurança dos Alimentos, que estudará as propriedades químicas, físicas, biológicas, nutricionais, funcionais e microbiológicas dos alimentos.

As disciplinas contemplarão estudos sobre detecção e análise de organismos geneticamente modificados, propriedades físicas e termofísicas dos alimentos e biologia molecular dos alimentos.

Objetivos

Entre os objetivos do curso, a professora Aniela cita tornar os departamentos envolvidos em centros de referência na região, com destaque em ciência dos alimentos, segurança alimentar, produção, desenvolvimento de tecnologias e otimização de produtos e processos.

Ela disse também que o profissional formado estará capacitado para exercer atividades de docência de nível superior, fortalecer o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica e prestar consultoria e trabalhos especializados em empresas e no setor público do Oeste do Estado.

Leia mais:

18/08/2016 - Professora da Udesc Oeste integra produção de livro internacional de Biotecnologia e Bioengenharia

24/05/2016 - Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Udesc Oeste registra 60 candidatos para 15 vagas

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h