Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/05/2017-12h51

Acadêmicas da Udesc Ibirama desenvolvem atividades sobre educação financeira em escola de Presidente Getúlio

Grupo de crianças aprendeu sobre a origem e importância do dinheiro no cotidiano - Foto: Div.
As acadêmicas Juciléia Anzini e Mariusa Freitas, do curso de Ciências Contábeis, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), desenvolveram atividades sobre educação financeira na Escola de Educação Básica Cecília Ax, em Presidente Getúlio.

A ação integrou a Semana Nacional de Educação Financeira, instituída em dezembro de 2010 pelo Comitê Nacional de Educação Financeira, com a finalidade de promover a educação financeira e previdênciaria da população e contribuir para o fortalecimento da cidadania.

As alunas trabalharam com dois grupos de crianças de 1ª a 5ª séries e explicaram a origem e a importância do dinheiro no cotidiano das pessoas, da necessidade de saber controlar o valor que os pais recebem de salário.

Segundo as acadêmicas, “para fixar os conceitos e o valor das coisas, as crianças efetuaram pinturas em figuras e também auxiliaram nas compras de produtos como sapatos e aparelhos eletrônicos’.

Trocas

“Explicamos que antes do surgimento do dinheiro, as pessoas trocavam as coisas, como por exemplo, um boi por um cavalo, um punhado de feijão por um pouco de arroz, mas depois perceberam que algumas pessoas começaram a  perder como na troca de um cachorro por um boi. Por isso, então, surgiu o dinheiro para dar valor as coisas”, afirmaram.

Elas também expuseram que o valor recebido pelo trabalho dos pais precisa ser usado para comprar o necessário e economizar. As crianças assistiram um vídeo  sobre o surgimento do dinheiro.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h