Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/09/2022-15h32

Adoecimento mental nas universidades e gestão da educação são temas de eventos na Udesc Ceart dia 22

Palestra aberta à comunidade e oficina de formação para servidores do Ceart serão ministradas pelo professor e pesquisador Heribaldo Lopes Maia Neto

 
“Adoecimento mental nas universidades e a gestão empresarial da educação” é tema da palestra e atividade de formação que acontecem no dia 22 de setembro, no Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Os eventos seráo ministrados pelo professor e pesquisador Heribaldo Lopes Maia Neto, que na ocasião lançará o livro "Neoliberalismo e sofrimento psíquico: o mal-estar nas universidades".

A atividade de formação é destinada aos trabalhadores do Ceart, docentes, técnicos e terceirizados, a partir das 13h do dia 22. A  palestra está marcada para às 19h e é aberta a toda a comunidade, que poderá, ao fim, acompanhar o lançamento do livro. A iniciativa dos eventos se trata do trabalho em desenvolvimento humano realizado pelas direções Geral e Administrativa da Udesc Ceart. “Essa ação incorpora uma atividade sobre a temática da gestão de pessoas no centro e integra o eixo de trabalho da Gestão 2021-2025 formação, diálogo e resistência; gestão participativa e dialógica", explica o diretor de administração do Ceart, o técnico universitário Gustavo Pinto de Araújo.

De acordo com a diretora-geral do Ceart, a palestra abordará o aumento de adoecimentos psíquicos como depressão, ansiedade e esgotamento nas universidades brasileiras, não sendo esse um fenômeno isolado, visto que a sociedade, como um todo, sofre do mesmo problema.Porém, o pesquisador traz os dados númericos das universidades, que superam a média social. Serão debatidos, então, os determinantes sociais deste contexto, bem como a história desse fenômeno que o autor nomeia de "mal-estar nas universidades". “As atividades possibilitarão a discussão sobre este amplo contexto que afeta os indivíduos e suas saúdes, a partir de pesquisas que Heribaldo vem desenvolvendo tendo como foco o papel e a atuação das universidades neste cenário”, completa Daiane Dordete, diretora-geral da Udesc Ceart.

Daiane reforça que esse tipo de adoecimento e o comprometimento da saúde mental no Brasil "são temas estritamente ligados à concentração de riqueza, injustiças sociais e ausência de políticas públicas que garantam o bem viver no Estado Social de Direito, amparado pela Constituição Federal". Ainda segundo a diretora o contexto da pandemia da Covid-19 e a restrição de atividades presenciais durante os anos de 2020 e 2021, como o trabalho e as aulas que se tornaram remotas na universidade, fragilizaram ainda mais a saúde psíquica da população. "Neste contexto, se faz necessário compreender como o conjunto de ações econômicas, políticas e sociais no Brasil afetam a saúde mental da população, antes, durante e depois do estado de calamidade pública gerado pela pandemia da Covid-19", reitera Daiane.


Sobre a oficina para os docentes, técnicos e terceirizados,  Heribaldo explica que será abordada a gestão empresarial da educação, promovida a partir da Reforma Administrativa do Estado entre meados dos anos 1990 e início dos anos 2000: "Essa mudança promoveu um modelo de governança neoliberal nas universidades públicas. A partir da identificação desse modelo, será debatido, por meio de exposição e roda de conversa, como a subjetividade responde a essas mudanças no mundo acadêmico, cujo sintoma é o aumento do número de pessoas em adoecimento mental nas universidades. As atividades visam promover a reflexão da comunidade acadêmica da Udesc Ceart sobre a sobrecarga e a precarização do trabalho, a perda de direitos, o desmonte do serviço público e a individualização das culpabilidades", finaliza o pesquisador.


Programação
A atividade de formação aos trabalhadores da Udesc Ceart acontece das 13h às 16h, do dia 22. A palestra, aberta à comunidade, está marcada para às 19h, seguida do lançamento do livro "Neoliberalismo e sofrimento psíquico: o mal-estar nas universidades", do professor Heribaldo. Os eventos acontecem no auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart. Não é necessária inscrição prévia.

Currículo do ministrante
Heribaldo Lopes Maia Neto é graduado em História e mestrando em Filosofia, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco. Ele pesquisa os temas de patologias sociais, sofrimento psíquico e suas relações com os diagnósticos da sociedade contemporânea partindo da Teoria Crítica Frankfurtiana e suas interlocuções. É autor do livro "Neoliberalismo e sofrimento psíquico: o mal-estar nas universidades", publicado em 2022 pela Ruptura Editorial, além de ter outros capítulos de livro publicados. É professor do curso "Desvendando a dialética: uma introdução ao pensamento de Hegel", na plataforma de cursos Classe Esquerda. Também realiza vários cursos livres e grupos de leituras.

*Notícia atualizada às 17h35, de 13/09/2022 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 



galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h