Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/06/2020-16h14

Aluna da Udesc Joinville cria jogo para conscientização sobre coronavírus

O Laboratório de Psicologia da Educação para o ensino de Ciências (Lapsi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, lançou um jogo para interação e conscientização sobre o Covid-19. O jogo foi criado pela aluna Irina Borges Lima e tem como objetivo envolver pais e filhos, conscientizar o público sobre medidas preventivas contra o Coronavírus e levar diversão e distração neste período de pandemia.

De acordo com Irina, o que a motivou a pensar neste jogo foi a filha, de cinco anos. A mãe descobriu uma forma descontraída de fazê-la aprender sobre as formas de prevenção contra o vírus. 

"Eu também percebi uma grande dificuldade dos pais de lidarem com seus filhos 100% do tempo em casa, então além de distrair e conscientizar, o jogo também ajuda a manter uma interação saudável entre pais e filhos, em um momento tão complexo quanto este", disse Irina.

Como funciona o jogo

Para jogar, basta pegar uma bola (não muito grande e pesada) e reunir os familiares em algum cômodo da casa ou na varanda e quintal. A bola vai simbolizar o vírus. Os participantes vão jogando a bola e, quem pegar, deve falar uma medida de prevenção. Exemplo: lavei as mãos com sabão. Após falar uma medida, o jogador deve passar a bola para outra pessoa. Quem não falar como se preveniu, estará infectado. Nessa hora, incia a segunda parte do jogo.

Na segunda fase do jogo, a brincadeira fica bem parecida com a do "ovo choco". Todos devem estar sentados em círculo. O participante "infectado" estará com a bola e este deverá colocá-la atrás de um dos companheiros. O companheiro precisa primeiro falar uma medida preventiva para só depois correr e tentar pegar o participante infectado, que estará correndo também para pegar o seu lugar (simbolizando que conseguiu se curar).

Ao final do jogo, o adulto deve explicar às crianças que a vitória da brincadeira é coletiva e que o importante mesmo é todos saberem e colocarem em prática as medidas preventivas para que possam cuidar uns dos outros..

A brincadeira se torna mais divertida se três ou mais participantes jogarem. É interessante que os jogadores não repitam as falas para que possam encontrar o máximo de medidas possível.

Outras dicas de jogos e desafios podem ser encontradas na página do Lapsi no Instagram

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h