Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/11/2015-13h04

Aluna de Artes Visuais expõe obras sobre corpo feminino no Museu da Udesc a partir de segunda


As obras da exposição "Silhuetas e Fantasma Gorias", da aluna Manuela Siebert, do curso de Artes Visuais do Centro de Artes (Ceart), estarão expostas no Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, entre 23 e 28 de novembro.

A mostra, que é a primeira individual da artista e faz parte de seu projeto de conclusão de curso, abrirá às 19h de segunda-feira, 23. No restante da semana, ela poderá ser vista de terça, 24, a sexta-feira, 27, das 13h às 19h, e no sábado, 28, das 10 às 16h. 

A exposição é composta por 12 trabalhos em pintura de grandes dimensões, um deles sendo um tríptico – conjunto de três pinturas que formam uma única imagem.  

Técnicas e assuntos

Manuela explora um processo de pintura que foge dos métodos de realização das pinturas tradicionais como forma de adequar suas técnicas e seus procedimentos aos assuntos abordados pelos trabalhos, nos quais procura questionar a objetificação da mulher, seus mascaramentos e corpos estereotipados, a violência, a sexualidade e o fetiche.

A artista conta que, para fazer as obras, juntou silhuetas de corpos femininos que são idealizados pela sociedade a fim de desconstruir estereótipos através da pintura. "No fim, as pessoas não tem mais essa visão do corpo estereotipado, pois as imagens ficam meio grotescas", afirma.

O processo de pintura das obras, segundo ela, é o mais importante por ser realizado de forma simbólica. Ela utiliza uma pistola de tinta para pintar os quadros e outra de ar quente para colocar adesivos, ou seja, a ideia principal está presente em todo o processo de construção das obras.

De acordo com Manuela, a ideia da exposição surgiu em uma roda de amigos que planejava uma exposição coletiva, quando notaram a necessidade de um trabalho da área mais voltado para falar da mulher. "As obras também são críticas aos estereótipos do corpo feminino, a erotização e a sexualidade atribuídas à mulher", comenta.

O corpo feminino como tema de TCC

A estudante apresentará seu trabalho de conclusão de curso (TCC) na próxima quinta-feira, 26, no Auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart. O trabalho trata de técnicas de processos de pintura, dividido em quadros autorias e relatório.

A abordagem sobre o corpo feminino trabalha silhuetas, formatos de corpos e iconografias. "Apesar de ser o feminino, ele fica meio monstruoso, devido ao agrupamento de objetos. Meu TCC trata de todos os trabalhos que estarão na exposição", conta.

No trabalho, Manuela trata cada aspecto formal do processo de construção das obras, como silhuetas, cores e técnica de pintura. A acadêmica desenvolve trabalhos com essa temática desde seu inicio no curso, em 2012, e viu, no TCC, a oportunidade para produzir mais obras e realizar a exposição como conclusão dessa etapa.

Serviço:

O QUÊ: Exposição "Silhuetas e Fantasma Gorias", de Manuela Siebert.
QUANDO: Abertura na segunda-feira, 23, às 19h. Visitação de terça, 24, a sexta-feira, 27, das 13h às 19h, e no sábado, 28, das 10 às 16h.
ONDE: Museu da Udesc, Rua Saldanha Marinho, nº 196, Centro, Florianópolis.
ENTRADA: Evento gratuito. A censura da exposição é livre.

Leia mais:

19/11/2015 - Museu da Udesc sedia lançamento de documentário sobre Antonieta de Barros na próxima segunda

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h