A aluna Fernanda Gomes Vieira, do curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), publicou um artigo científico na Revista Educação e Fronteiras, com o título "Cultura escolar nas classes experimentais secundárias do Colégio das Cônegas de Santo Agostinho pelas memórias da professora Elza Miné (1959-1962)".
O trabalho tem coautoria do professor Norberto Dallabrida, da Udesc Cead, e analisa as memórias da professora Elza Miné, responsável por uma experiência renovadora do ensino médio nas décadas de 1950 e 1960.
"O artigo focaliza uma mulher numa época histórica em que o corpo docente era formado por maioria de homens", destaca Dallabrida.
Pedagogia personalizada
Com base na Pedagogia Personalizada e Comunitária (PPC), do padre jesuíta francês Pierre Faure, a professora Elza Miné propôs um modelo pedagógico diferenciado no Colégio das Cônegas de Santo Agostinho (Colégio Des Oiseaux), em São Paulo.
Segundo o artigo, a docente trouxe uma metodologia para formar pessoas autônomas, criativas e responsáveis no tradicional colégio paulista, criado por freiras belgas de ascendência francesa.
"A experiência inovadora foi vivida com resistências e imposições pelos sujeitos envolvidos, que criaram particularidades dentro da cultura escolar das classes secundárias experimentais do colégio", diz Dallabrida.
Incentivo aos estudantes
De acordo com o professor da Udesc Cead, publicar um trabalho de iniciação científica em revista nacional ou internacional requer dedicação por parte do aluno e do docente.
"A Fernanda realizou um excelente trabalho de pesquisa histórico-educacional durante a vigência da sua bolsa de iniciação científica, que iniciou em agosto de 2019 e terminará em julho deste ano", afirma.
Dallabrida acredita que resultados como de Fernanda podem estimular bolsistas de iniciação científica da Udesc a buscar a publicação dos resultados das suas pesquisas.
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