Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/08/2019-09h37

Aluno da Udesc Joinville tem artigo publicado em revista internacional

Dados de consumo de água foram coletados em banheiros do bloco K na Udesc Joinville - Foto: Divulgação
O aluno Lucas Lepinski Golin Freitas, que cursa a 9ª fase de Engenharia Civil, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, é o autor de um artigo na publicação científica “Journal of Cleaner Production”, uma das mais importantes do mundo na área de sustentabilidade.

O artigo intitulado “Análise do consumo de água em bacias sanitárias aplicando gráficos de controle de Shewhart, EWMA e combinado Shewhart-EWMA”, já está disponível on-line e será publicado na edição de outubro.

O artigo surgiu da pesquisa que tinha como objetivo analisar o potencial de gráficos de controle estatístico de processos quando utilizados para monitorar o consumo de água em aparelhos sanitários. A pesquisa também analisou o efeito no consumo de água resultante da troca de acabamentos convencionais nas válvulas de descarga por acabamentos que permitem o duplo acionamento.

No artigo publicado, Lucas demostrou que além da aplicabilidade dos gráficos de controle, há redução efetiva no consumo de água em bacias sanitárias pela substituição de aparelhos convencionais por aparelhos economizadores.

O acadêmico foi orientado pelas professoras Andreza Kalbusch, do Departamento de Engenharia Civil, e Elisa Henning, do Departamento de Matemática. A publicação contou ainda com a participação da professora Andrea Cristina Konrath e da doutoranda Olga Maria Formigoni Carvalho Walter, pesquisadoras do Núcleo de Normatização e Qualimetria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Todos os dados foram coletados no campus de Centro de Ciências Tecnologias (CCT), a partir do uso de medidores de consumo de água com registro em data logger. O projeto contou com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a aquisição dos medidores e colaboração da empresa Docol, que cedeu e instalou os acabamentos das válvulas de descarga.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h