Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/08/2020-18h24

Alunos da Udesc Esag ouvem população para propor solução que agilize consultas do SUS

Equipe do projeto, em reunião em sala de aula no início do ano, antes da pandemia - Foto: divulgação.
Uma pesquisa com usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Florianópolis pretende levantar dados que ajudarão no desenvolvimento de uma solução para reduzir o tempo de espera para a realização de consultas e exames. O formulário on-line pode ser acessado aqui e respondido até domingo, 9.

A pesquisa foi elaborada por estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no curso de graduação em Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), uma das unidades da Udesc em Florianópolis. Com base nos dados, eles desenvolverão uma solução na forma de uma plataforma on-line ou aplicativo móvel.

Acesse o link para responder à pesquisa:
bit.ly/PesquisaSUS

Um a cada três pacientes faltam a consultas e exames agendados na rede pública de Santa Catarina, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde. Ao longo de 2018, por exemplo, foram mais de 40 mil pacientes faltaram a procedimentos.

“Enquanto temos equipes médicas ociosas, temos também muitas pessoas aguardando por uma consulta com especialista”, explica a estudante Joanna Daudt, integrante da equipe responsável pelo projeto. “E o tempo de espera pode chegar até a três anos, dependendo da especialidade”.

O objetivo da pesquisa on-line é identificar a percepção dos usuários do SUS em relação à marcação e remarcação de consultas e procedimentos médicos. Com base nos resultados, a equipe desenvolverá o protótipo de uma plataforma digital desenhada para minimizar esse problema e trazer mais conforto e agilidade aos cidadãos.

Interdisciplinar

A equipe responsável pelo projeto é formada por sete alunos da 7ª fase do curso de Administração Pública da Udesc Esag. Além de Joanna Daudt, integram o grupo Felipe Flach, Thiago Souza, Marllon de Mello, Lorenzo Breda, Luiz Ricardo de Carvalho e Vitor Kretzer.

O projeto é um trabalho acadêmico que integra três disciplinas do curso: Plataformas de Governo Eletrônico (com o professor José Francisco Salm Júnior), Desenvolvimento de Projetos Públicos (Lucas Carregari Carneiro) e Marketing no Serviço Público (Aline Regina Santos). Os estudantes recebem o desafio de criar uma solução digital para um problema específico.

Mais informações sobre a pesquisa e o projeto podem ser obtidas pelo e-mail a.solucoes2020@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Equipe de estudantes do projeto
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h