Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/02/2016-14h40

Alunos da Udesc participam de viagem pelo Estado para divulgar Movimento Empresa Júnior

Eliza (em pé, à esquerda) e João (agachado, à direita) com os demais diretores e coordenadores da Fejesc. Foto: Divulgação

Dois estudantes de Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) vão iniciar nesta terça-feira, 1º, uma experiência singular: a bordo de um motor-home, junto a outros sete universitários, eles viajarão por dez dias, visitando dez diferentes instituições de ensino, em 15 cidades catarinenses, divulgando o Movimento Empresa Júnior (MEJ) e o empreendedorismo.

Os acadêmicos Eliza Abreu e João Ricardo Bornhaunsen de Sá, que estudam no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, farão parte de um projeto da Federação das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina (Fejesc): o Fejesc On the Road.

O projeto visa percorrer o Estado – veja abaixo o itinerário e o cronograma da viagem – impactando mais de 250 pessoas, entre universitários, professores e reitores de instituições.

Além dos dois estudantes da Udesc Esag, participarão da experiência outros seis acadêmicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e uma diretora da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Junior), de São Paulo.

Impacto pelo Estado

"Queremos fomentar o surgimento de novas empresas juniores, para que mais e melhores pessoas sejam formadas e cada vez mais projetos sejam realizados, impactando pelo estado", afirma a estudante Eliza Abreu, que no ano passado presidiu a Esag Jr., empresa júnior de consultoria em Administração da Udesc Esag.

O material de divulgação do Fejesc On The Road destaca que os projetos realizados pelas empresas juniores potencializam os resultados de micro e pequenas empresas (MPEs), um dos principais setores produtivos de Santa Catarina, que corresponde a 35,1% do PIB do estado e a 99% das empresas instaladas, segundo dados do IBGE.

"Nossa atuação impacta diretamente na economia do estado, muitas vezes evitando a falência de MPEs, por falta de conhecimento técnico, burocrático e em gestão. Entretanto, percebemos que esse impacto, apesar da profundidade, possui pouca escala", relatam os estudantes no material.


"Acreditamos em uma Santa Catarina mais empreendedora; mais competitiva, com empresas melhores, governos melhores e universidades melhores; mais ética, íntegra e comprometida com a verdade; mais educadora, que empodera as pessoas a realizarem mudanças necessárias; e mais colaborativa, em que os atores integrados geram microrrevoluções em todo estado", afirmam.

A equipe pretende gravar um documentário da viagem e produzir conteúdos sobre a experiência, para serem publicados no site da federação (fejesc.com.br) e em seus perfis nas mídias sociais, incluindo Facebook e Instagram.

Criada em 1994, a Fejesc possui 23 EJs federadas, nos polos de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Araranguá, contabilizando mais de 500 empresários juniores pelo estado.

Itinerário e cronograma do Projeto :
  • 1/3 - Balneário Camboriú e Navegantes
  • 2/3 - Blumenau
  • 3/3 - Joinville
  • 4/3 - São Bento do Sul e Pinhalzinho
  • 5/3 - Chapecó
  • 6/3 - Concórdia
  • 7/3 - Curitibanos
  • 8/3 - Lages
  • 9/3 - Criciúma
  • 10/3 - Araranguá
  • 11/3 - Garopaba, Palhoça e Florianópolis
Leia mais:

4/2/2016 - Empresa júnior de consultoria em Administração da Udesc supera metas em 2015

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h