Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/05/2019-18h32

Alunos de Agronomia e Engenharia Florestal da Udesc Lages fazem visita de imersão em quilombo

Alunos ficaram hospedados por três dias, em um quilombo em Barra do Turvo, SP - Foto: Divulgação
Alunos de Agronomia e Engenharia Florestal do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, fizeram uma visita técnica de imersão à Cooperafloresta, uma cooperativa que nasceu a partir da organização de famílias agricultoras quilombolas, no Vale do Ribeira.

Os acadêmicos ficaram hospedados em um quilombo em Barra do Turvo, em São Paulo, entre 3 e 5 de maio, convivendo com uma família que pratica Sistemas Agroflorestais. A atividade faz parte da disciplina de Agrossilvicultura, ministrada pela professora Maria Raquel Kanieski.

Sistemas Agroflorestais (SAF's) ou agrofloresta são sistemas de produção inspirados na natureza, em que se combinam grande diversidade de espécies com o objetivo de produzir, não apenas produtos, como alimentos, frutos e madeira, mas, também, serviços ambientais.

A Cooperafloresta é formada por 75 famílias, organizadas em 20 grupos, envolvendo 300 pessoas, nos municípios de Barra do Turvo, em São Paulo, e Adrianópolis e Bocaiúva do Sul, no Paraná, que formam a região do Vale do Ribeira.

A cooperativa visa superar dificuldades da região, onde as famílias sobreviviam com rendas declinantes da produção do feijão, cultivado em terras com acentuado processo de degradação, comercializada de forma individualizada, em mercados distantes, com elevados custos.

"A visita, certamente, agregou muito conhecimento e experiência de vida para os estudantes de Agronomia e Engenharia Florestal", relata a professora.

Para o acadêmico de Engenharia Florestal, Matheus Salamon, chama a atenção a maneira como a agrofloresta muda a vida de uma família, gerando renda, produção de alimentos e qualidade de vida. "Sem falar da experiência incrível com essas pessoas humildes, que possuem um enorme coração e um conhecimento invejável. Particularmente, a visita contribuiu de forma significativa para minha graduação como engenheiro florestal e, ainda, como pessoa".

O estudante de Agronomia, Raphael Nunes, afirma que a experiência ajudou a esclarecer alguns pensamentos sobre SAF's. "Eu não acreditava ser possível manter um sistema desse tipo e obter renda a partir dele. Mas, eu estava enganado. Houve a união perfeita de conhecimento teórico, obtido em sala de aula, e conhecimento prático, vivenciado no campo".

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h