Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/11/2015-11h29

Alunos de Ciências Contábeis da Udesc Ibirama realizam Feirão do Imposto nesta quarta

Alunos da disciplina de Direito Tributário do curso de Ciências Contábeis do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoverão o Feirão do Imposto nesta quarta-feira, 18, às 20h, na Escola Eliseu Guilherme, em Ibirama, para mostrar à população a alta carga de tributos pagos sobre os bens de consumo no País. A atividade é coordenada pela docente Ilda Valentim.

A população local e de municípios vizinhos está sendo convidada a visitar o feirão. A iniciativa é realizada semestralmente e integra o projeto de extensão Construindo Cidadania, da Udesc Ibirama.

Os acadêmicos montarão um estande com produtos da cesta básica, como feijão, carne, ovos, leite, arroz e açúcar contendo o preço e o valor do imposto cobrado. "Eles escolheram uma lista de produtos altamente consumidos pela população para mostrar o quanto é tributado sobre cada um deles, que é em torno de 27%", diz Ilda. 

O Feirão do Imposto terá também um estande com produtos de beleza, que têm uma carga tributária de 45% em média, e outro com bebidas alcoólicas, representadas por vasilhames vazios, que têm imposto elevado, como o uísque, que chega a 90%.

Conscientização

De acordo com a professora da Udesc Ibirama, o Feirão do Imposto visa conscientizar a população que paga imposto de forma indireta. "A maioria não sabe que paga tributo sobre o que compra", afirma. A ação objetiva também mostrar que a cobrança do imposto é, na prática, a coleta de dinheiro feita pelo governo para pagar as contas. 

Ela disse que há dificuldade em descobrir o imposto real cobrado em determinados bens de consumo, principalmente sobre os instrumentos musicais. "Acho que essa atitude é proposital. O governo não quer que a população fique sabendo qual o índice de tributo cobrado", observa.

Lista de produtos

A Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) elabora uma relação de produtos com os respectivos índices de tributos cobrados e procura divulgá-la nos feirões de impostos que são realizados no País.

Segundo a entidade, uma forma de medir o impacto dessa coleta é compará-la com o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezas produzidas pelo País em um ano. Essa relação entre imposto e PIB é chamada de carga tributária, que atualmente é de 35% no Brasil.

Ação nacional

O Feirão do Imposto é atualmente um projeto dos jovens empreendedores e empresários do Brasil ligados à Conaje. O projeto foi criado em 2003, em Joinville, pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial (Acij), que mobilizou a sociedade local para informar e principalmente educar a população sobre quanto é pago em impostos.

O feirão, que se tornou uma ação nacional realizada anualmente por meio da confederação, também busca chamar a atenção da população para o que se recebe em troca nos serviços públicos como contrapartida do pagamento de muitos impostos.

Leia mais:

31/10/2014 - Alunos da Udesc Ibirama realizam Feirão do Imposto para mostrar valores da carga tributária brasileira

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h