Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/06/2016-18h22

Alunos de Educação Física da Udesc conhecem escola com ensino baseado na criatividade e nas sensações

Casa Amarela fica em Florianópolis e prioriza atividades artísticas como aquarela e desenho - Foto: Divulgação
Acadêmicos da quarta e sexta fases do curso de Licenciatura em Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), conheceram a escola Casa Amarela, localizada no Bairro Rio Tavares, em Florianópolis, no fim de maio.

Durante a visita, os futuros professores de Educação Física exploraram a estrutura da escola e discutiram como a brincadeira é trabalhada no ensino e quais são as contribuições do brincar para o desenvolvimento das crianças. 

A metodologia do local é baseada na pedagogia Waldorf, com atividades que estimulam a criatividade e as percepções sensoriais da criança e possibilitam experimentar e vivenciar as noções do próprio corpo.

A rotina é adaptada às idades das crianças e inclui atividades artísticas e de concentração, como aquarela, desenho com giz de cera, costura, contação de histórias e até mesmo preparar o lanche junto com a professora.

A visita da Udesc Cefid fez parte das disciplinas de Educação Física Escolar I e Estágio Curricular Supervisionado II – 1º Ciclo do Ensino Fundamental, a cargo das professoras Viviane Preichardt Duek e Gelcemar Oliveira Farias.

Para Viviane, a visita foi importante porque os alunos puderam conhecer "uma proposta que não é tão comum nas escolas e nas creches e fazer uma relação entre o que é visto na universidade e o que é desenvolvido nessas instituições".

Conhecimento integrado

Criado em 1919 na Alemanha, o método de ensino Waldorf tem, como princípio fundamental, o desenvolvimento artístico da criança em vez da qualificação profissional e leva em conta as características específicas de cada aluno.

Essa metodologia privilegia a aprendizagem integrada com as emoções e sensações e não apenas centrada no intelecto.

De acordo com a Federação das Escolas Waldorf no Brasil (FEWB), quando a informação é elaborada no intelecto (pensar), passa pelos órgãos dos sentidos (sentir) e determina uma vontade (agir), ela se transforma em conhecimento.

Leia mais:

01/10/2015 - Alunos de Educação Física da Udesc visitam escola da Capital para conhecer propostas pedagógicas

30/06/2015 - Udesc abre inscrições para curso gratuito de atualização para professores de educação física

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8622   
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h