Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/11/2017-11h36

Alunos de Enfermagem da Udesc Oeste realizam viagem de estudos ao Rio de Janeiro

Congresso nacional teve debates sobre cenários da prática profissional em Enfermagem - Foto: Divulgação
Um grupo de 39 acadêmicos de diversas fases do curso de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Chapecó, realizou uma viagem de estudos ao Rio de Janeiro na semana passada.

Acompanhados pelas professoras Andréa Guimarães, Maria Luiza Brum, Tânia Maria Ascari e Lucimare Ferraz, os alunos apresentaram 11 trabalhos no 20º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (Cbcenf).

Segundo a professora Andréa, os trabalhos foram elaborados com base em atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no curso e abordam temas como saúde mental, cuidado de enfermagem ao paciente crítico, saúde materno-infantil, história da Enfermagem e farmacologia.

"A participação no congresso contribuiu para o compartilhamento de saberes e a construção do conhecimento científico", destaca a docente da Udesc Oeste.

Visitas

Os estudantes também visitaram o Instituto Nise da Silveira, que reúne 350 mil obras sobre saúde mental, principalmente sobre o trabalho da psiquiatra Nise da Silveira, e a Escola de Enfermagem Anna Nery, a primeira do Brasil, criada em 1923, e hoje uma unidade de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Eles ainda conheceram o Museu do Amanhã, um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças da humanidade; o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, que reúne obras da década de 1950 até hoje; e o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana.

"A viagem possibilitou reflexões sobre a profissão do enfermeiro e proporcionou também a convivência em grupo e o fortalecimento de amizades", avalia a professora Andréa.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h