Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/08/2018-17h22

Alunos de escola capacitados pela Udesc Ibirama ganham prêmios em etapa estadual de robótica

Alunos da Escola Municipal Tancredo Neves estiveram em Araranguá no último sábado - Foto: Divulgação
Estudantes de uma escola pública de Ibirama, capacitados por um projeto de extensão do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foram premiados na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que ocorreu no último sábado, 18, em Araranguá. 

Os alunos são da Escola Básica Municipal Tancredo Neves e participam do Laboratório de Robótica (Labot), que é coordenado pelo professor Paulo Roberto Farah, do Departamento de Engenharia de Software da Udesc Ibirama. Na etapa estadual, formaram duas equipes na categoria "Nível 1" e competiram contra 15 times.

A equipe Robotic League Team, dos alunos Mário Espindola e Graziele Belarmino, conquistou o prêmio "Robô Inovação", enquanto a equipe Young Robotics, dos estudantes Carlos Weber, Rodney Cechelero e Matheus Zandonai, obteve o terceiro lugar na categoria "Nível 1".

Atividades de capacitação

Os alunos participaram de duas ações de capacitação no projeto de extensão da Udesc Ibirama. A primeira delas foi o aprendizado de lógica computacional e sua aplicação na robótica de forma prática e lúdica, que ensina a alunos dos ensinos fundamental e médio a lógica de programação por meio do desenvolvimento de jogos com a ferramenta Scratch e a montar e programar robôs com a ferramenta Lego MindStorm.

Em seguida, os estudantes foram capacitados no Projeto Preparação de Jovens para a OBR, que compreende atividades práticas semelhantes às aplicadas na olimpíada, pesquisa e desenvolvimento de software para melhoramento dos resultados, organização de competição própria e a própria participação na OBR.

Nessa etapa, a equipe do Labot contou com os acadêmicos de Engenharia de Software Leonardo Jaques Steinke, Rodrigo Valle, Guilherme Rafael Deschamps e Robson de Jesus.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3357-8434.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h