Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/03/2023-15h02

Alunos de graduação da Udesc Joinville podem participar de atividades de ensino e extensão em Robótica

Legenda: o grupo GERM possui uma sala no Bloco I (Sala I 301)
O Grupo Estudantil de Robótica Móvel (GERM) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) é formado por alunos bolsistas e voluntários que realizam atividades de ensino, extensão e desenvolvimento tecnológico em temas relacionados com a robótica móvel.

Dentre as diversas atividades de ensino e desenvolvimento tecnológico destacam-se: o projeto e a construção de robôs; a participação em campeonatos de robótica; a realização de minicursos para a comunidade acadêmica; e a execução de atividades práticas junto às disciplinas de introdução à engenharia elétrica e introdução à engenharia mecânica.

No âmbito da extensão, os integrantes do GERM atuam no Programa “Robótica para Inclusão Social (RISO)”, que visa contribuir, principalmente, para a inclusão social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, usando atividades lúdicas com robôs móveis, eletrônica básica e programação. Nessa ação são realizadas aulas para estudantes do ensino fundamental e médio através dos kits didáticos de Arduíno e também usando kits de robótica da LEGO Mindstorms EV3. São realizadas ainda atividades de divulgação, como feiras e mostras sobre robótica.

Formado atualmente por 18 membros, o grupo possui uma sala no Bloco I (Sala I 301) que está equipada com os materiais e equipamentos necessários para o desenvolvimento de suas atividades. Por envolver uma área multidisciplinar, e por contemplar desde atividades de desenvolvimento de robôs até o ensino de conceitos de física e matemática por intermédio da robótica, o grupo é formado por alunos de diversos cursos do Centro de Ciências Tecnológicas da Udesc Joinville.

Processo Seletivo 

Os estudantes da Udesc Joinville, de todos os curso de graduação, interessados em participar das atividades do grupo podem se inscrever no processo seletivo  através do formulário eletrônico https://forms.office.com/r/WBhWWfSsD4, ou no processo seletivo do segundo semestre, que acontecerá em agosto de 2023.

Mais informações no Instagram @udesc.germ

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
e-mail: comunicação.cct@udesc.br
Fone: 47 34817882



galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h