Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/10/2016-11h12

Alunos de Zootecnia da Udesc Oeste fazem estágio em propriedades rurais de Jupiá a partir de sábado

Município fica no Extremo-Oeste Catarinense - Foto: Div.
Um grupo de 11 alunos de Zootecnia do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), acompanhará as atividades em propriedades rurais de Jupíá, no Extremo-Oeste Catarinense, a partir de sábado, 15, por uma semana.

A ação, que é feita semestralmente desde 2004, integra a disciplina obrigatório de Vivência em Agropecuária, do terceiro período do curso, e já promoveu estágios de mais de 500 alunos, a maioria em propriedades de produção leiteira.

Segundo a professora da disciplina, Juçara Schram, os alunos vivenciarão os sistemas agropecuários desenvolvidos por agricultores e "deverão observar e participar do cotidiano dessas famílias, das particularidades e especificidades de cada sistema produtivo, as concepções e relações desse sistema com a família em questão".

A maioria das 11 propriedades atua na produção leiteira e, segundo a docente da Udesc Oeste, as ações estarão relacionadas ao manejo do rebanho, à manutenção de pastagens e a outras atividades do cotidiano de cada família receptora.

As famílias que optaram em aceitar os estudantes foram escolhidas pelo agrônomo Márcio Leopoldo Henneriche, da Prefeitura de Jupiá, que também será responsável pelo acompanhamento técnico dos estagiários durante a permanência nas propriedades rurais.

Já a professora Juçara foi responsável pela escolha do município, pela celebração da parceria com a prefeitura e pela preparação e pelo acompanhamento de todo o processo de estágio dos alunos.

De acordo com a docente, a disciplina de Vivência em Agropecuária objetiva proporcionar aos alunos um estágio na agropecuária e o cotidiano no meio rural e ressaltar a importância da integração e da compreensão desses aspectos para o desempenho profissional.

Palestra e avaliação

No fim das atividades, os alunos assistirão, na localidade de Linha Turíbio, a uma palestra sobre nutrição animal voltada à produção leiteira. Em seguida, participarão de um almoço de confraternização, no qual serão avaliados pelos produtores rurais.

No período de 25 a 30 de novembro, os acadêmicos apresentarão a uma banca examinadora, com base nos relatórios, as impressões vivenciadas durante o estágio e o aprendizado obtido.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h