Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/03/2021-11h12

Alunos e professores da Udesc Oeste atuam na linha de frente do combate à pandemia

Ações incluem apoio na vacinação, monitoramento e auxílio para equipes médicas - Fotos: Divulgação
Em 28 de fevereiro e 1º de março, estudantes e docentes do Departamento de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Chapecó, fizeram vacinação do grupo de idosos com mais de 83 anos no município.

A atividade voluntária realizada no domingo e na segunda-feira, vinculada ao Estágio Curricular Supervisionado II do curso de Enfermagem da Udesc Oeste, é uma entre outras ações que vêm ajudando a Secretaria da Saúde de Chapecó no atendimento à população, em função da pandemia do novo coronavírus.

A vacinação de idosos foi executada e supervisionada pelas professoras de Enfermagem Marta Kolhs, Vanessa Gaparin, Clarissa Bohrer da Silva, Yaná Tomasi, Adriana Hillesheim e Francieli Girardi.

Monitoramento e auxílio às equipes médicas

Com o agravamento da pandemia, além do apoio na vacinação, estudantes e professores retomaram a atividade realizada no ano passado, de monitoramento, via telefone, dos casos confirmados de Covid-19 em Chapecó.

O acompanhamento é diário e os telefonemas são realizados a partir do Laboratório de Informática da Udesc Oeste, seguindo todos os protocolos de saúde recomendados para proteção de acadêmicos e servidores.

A chefe do Departamento de Enfermagem, Carla Argenta, explica que, diante da atual situação de superlotação dos hospitais, muitas ações têm sido tomadas. "Para se ter uma ideia, a professora Lucimare Ferraz alocou 20 horas semanais para atuar como enfermeira na unidade de saúde no Bairro Efapi, em Chapecó."

Segundo Carla, estudantes e professores foram vacinados com a primeira e segunda doses da vacina contra a Covid-19 e "estão atuando em diversos setores do Hospital Regional do Oeste, afim de atender ao pedido das equipes de Enfermagem que precisam de auxílio especializado".

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Ações inclui apoio na vacinação, monitoramento e auxílio às equipes médicas
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h