Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/08/2016-18h56

Alunos e servidores da Udesc podem usar login único para acessar internet sem fio em mais de 60 países


Nesta quinta-feira, 18, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) concluiu a implantação do serviço education roaming (eduroam) no centro de dados do Campus I, em Florianópolis, por meio da parceria com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP). 

Esse serviço, que foi desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa, oferece o acesso simples, rápido e seguro à internet sem fio de instituições de mais de 60 países (confira os locais) sem que haja a necessidade de o usuário ter diversos logins e senhas. 

Para usar o eduroam, basta configurá-lo no computador, celular ou tablet, em um dos sistemas operacionais (Android, iOS, Ubuntu ou Windows 7) para detectar e poder acessar uma das redes sem fio cadastradas de forma automática.

Desse modo, os alunos, professores e técnicos da Udesc já podem acessar a internet de milhares de universidades em diferentes cidades do Brasil e do mundo utilizando apenas o login e a senha do idUdesc (mesma senha do Expresso para servidores).

Por outro lado, estudantes, docentes e técnicos de instituições brasileiras e estrangeiras terão acesso à internet da Udesc em Florianópolis com o login e a senha da sua universidade de origem.

"Em seguida, disponibilizaremos o eduroam em outros centros da Udesc", diz o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação da universidade, Jairo Wensing.

Mais informações podem ser obtidas no site do eduroam e com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e as coordenadorias de Informática dos centros.

Usuários iniciais

No primeiro dia do eduroam, a Udesc ofereceu o serviço nos prédios da Reitoria, da Biblioteca Central (BC) e do Museu da Escola Catarinense (Mesc) e registrou o acesso à internet sem fio de 63 usuários de duas instituições locais (UFSC e IFSC) e das universidades de Lisboa e Porto (Portugal), Leuven (Bélgica), Sevilha (Espanha), Warsaw (Polônia) e Boras (Suécia).

Até o início da tarde desta sexta-feira, 19, houve registros de usuários das universidades Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Manchester (Inglaterra) e de Coimbra e do Minho, de Portugal. 

Leia mais:

15/12/2014 - Acesso a computadores e redes sem fio da Udesc será facilitado a partir de 2015

22/08/2014 - Professores e técnicos da Udesc podem acessar portal de periódicos da Capes fora da universidade

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h