Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/05/2021-18h14

Anima Udesc acontece a partir de 21 de maio em edição online

Seminário Internacional de Estudos Sobre Teatro de Animação tem vasta programação até dia 31

Imagem: Divulgação.
O Anima Udesc - Seminário Internacional de Estudos sobre Teatro de Animação acontece a partir de 21 de maio (sexta-feira), até 31 de maio (segunda-feira), com toda a programação, de 2021, realizada de forma online. O evento será transmitido pelo canal oficial do YouTube, nestes dias, das 18h às 21h30.

O seminário é uma realização do Programa de Extensão Formação Profissional no Teatro Catarinense, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com o projeto de extensão de Ações Continuadas do Laboratório de Teatro de Formas Animadas (LATA), da Universidade de Brasília (UnB).

Nesta edição, haverá duas conferências com professores-artistas que desenvolvem pesquisas no cenário internacional, 18 apresentações de pesquisadores e artistas, e mostra artística com 26 cenas curtas, todas relacionadas ao Teatro de Animação.

Os dez dias de evento prometem o diálogo e totalizarão 40h de atividades, com o compartilhamento dos processos criativos e o intercâmbio de conhecimento entre os participantes sobre o tema.

As inscrições para participantes ouvintes podem ser feitas gratuitamente. Para acessar a programação completa acesse o site.


Oficina online Ação e Projeção

Uma das atividades previstas no seminário é a oficina Ação e Projeção: projeção digital aplicada às Artes Cênicas, que em 2021 completa 11 anos de existência, num total de 16 edições realizadas em diversas cidades do Brasil, além do exterior, como Londres e Buenos Aires.

A oficina acontecerá de forma online, por meio da plataforma Zoom, entre os dias 22 e 25 de maio, das 9h às 12h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até sexta-feira, 14 de maio. As vagas são limitadas, e no caso de excederem o número de vagas haverá seleção que usará como critério a carta de interesse. Há também vagas para ouvintes.

A oficina Ação e Projeção é um projeto selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2020, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. Inicialmente prevista para ocorrer em Florianópolis, na Udesc, este ano integra a programação do Anima Udesc - Seminário Internacional de Estudos sobre Teatro de Animação - 2021 / Edição Online. Desse modo, haverá preferência de vaga para residentes na Cidade de Florianópolis e alunos da UDESC. 

Sobre a oficina

Com o objetivo de criar um espaço de discussão sobre relação entre corpo, presença, cenografia e projeção digital, a oficina aborda de maneira técnica e criativa as possibilidades de interação entre cena e luz projetada, através do conceito de formas, objetos e bonecos de luz. Para tanto, serão abordados conceitos de design, referências em multimídia, cenografia para composição digital, e o desenvolvimento de cenas tendo como eixo o recurso multimídia. Ao final, cada participante terá a oportunidade de elaborar uma composição teatral, ou projeto cênico tendo como foco de criação a relação entre cena e projeção digital. Não é necessário possuir experiência anterior ou equipamento de projeção para participação na oficina.

Sobre o ministrante

Leandro Maman será o ministrante da oficina, em 2021. Ele é formando em Design (Univali) e atua com teatro desde 1997 na cidade de Itajaí. Artista multidisciplinar com incursões em artes visuais, literatura, teatro e audiovisual. Membro do Eranos Círculo de Arte de Itajaí/SC, participa do processo criativo de todos os espetáculos da Cia, se apresentando com seus trabalhos no Brasil e no exterior. Leandro pesquisa a relação entre aparatos digitais e artes presenciais, em especial de projeção digital e impressão 3D.

Inscrição
Acesse o site do Eranos e preencha o formulário, até o 14 de maio.


SERVIÇO 1:
O que: Anima Udesc - Seminário Internacional de Estudos sobre Teatro de Animação.
Quando: de 21 a 31 de maio, de 2021.
Horário: todos os dias, das 18h às 21h30.
Onde: Canal do Youtube Anima Udesc  
Inscrições: estão abertas inscrições para ouvintes  - clique neste link.

SERVIÇO 2:
O que: oficina “Ação e Projeção: projeção digital aplicada às Artes Cênicas”
Quando: de 22 a 25 de maio, de 2021
Horário: das 9h às 12h
Onde: plataforma Zoom
Inscrições: até 14 de maio neste link 

Conheça mais sobre o Anima Udesc nas redes sociais Facebook Instagram.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h