Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/09/2018-15h43

Aplicativo de laboratório da Udesc inclui cidadão na solução de problemas urbanos

Tela do aplicativo ParticipACT Brasil, desenvolvido pelo LabGES/Udesc
Um aplicativo para celular desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – em parceria com as universidades de Bologna, Itália (Unibo) e Federal de Santa Catarina (Ufsc) – permite que cidadãos de Florianópolis relatem problemas urbanos e contribuam para uma gestão mais eficiente da cidade. O ParticipACT Brasil pode ser baixado gratuitamente, com versões para celulares com sistema Android e iOs (iPhone). 

O aplicativo é resultado de pesquisa desenvolvida pelo Laboratório de Tecnologias de Gestão (LabGES), ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc.  Ele permite que os cidadãos registrem problemas relacionados às áreas como mobilidade, segurança, acessibilidade, meio ambiente, infraestrutura e assistência social.

Entre os objetivos do projeto está a implantação de um sistema de big data, capaz de processar grande quantidade de dados. O sistema será abastecido com dados de organizações públicas e privadas, além daqueles coletados por meio do aplicativo, de forma colaborativa, com o suporte de um sistema de mobile crowdsensing (MCS).

Como funciona

Com o aplicativo instalado, o usuário pode registrar os problemas da cidade com o celular, apontando no mapa o local da ocorrência e descrevendo-a em texto, áudio ou vídeo. Também é possível permitir o aplicativo registre automaticamente, durante tempo determinado, informações como trajeto e tempo de parada ao pegar um ônibus, por exemplo. 

“O registro automático é feito individualmente, mas os dados são coletivamente analisados”, explica o coordenador do projeto, professor Carlos De Rolt, da Udesc Esag. “Assim será possível conhecer os pontos de concentração e as rotas de deslocamento das pessoas nos períodos do dia e da semana, identificando grupos com hábitos de mobilidade semelhantes”.

Os registros poderão ser visualizados no mapa no próprio aplicativo e no portal www.participact.com.br. O objetivo é formar uma comunidade on-line composta por cidadãos preocupados em melhorar a qualidade de vida na cidade, utilizando de forma inteligente tecnologias inovadoras.

Dados seguros

O aplicativo ParticipACT Brasil conta com uma rígida política de privacidade. Nenhum dado do usuário é acessado automaticamente sem que ele mesmo o autorize ativamente. É assegurado que esses dados não serão utilizados para fins comerciais ou de marketing, nem vendidos ou disponibilizados para outros fins. Também não são analisados comportamentos individuais.

Com o levantamento e cruzamento de dados, gestores públicos, pesquisadores e a população terão um entendimento mais claro dos problemas, e as soluções poderão ser encaminhadas com base em informações consistentes e confiáveis. Diferentemente das demais redes sociais, o ParticipACT pertencerá aos usuários, pois o seu desenvolvimento contínuo será resultado de uma cooperação entre universidades, empresas e cidadãos.

Pesquisa

Além de trabalhar com as informações enviadas por meio o aplicativo, os pesquisadores fazem cruzamento de bases de dados da cidade, como consumo de energia elétrica, produção de lixo, tráfego de veículos, acidentes de trânsito, violência urbana, entre outros. Para isso, bancos de dados das concessionárias de serviços públicos foram integrados ao do ParticipACT.

O ParticipACT Brasil foi desenvolvido pelo LabGES, da Udesc Esag, em parceria com outras duas instituições – Universidade de Bologna (Unibo), que desde 2012 executa projeto semelhante na Itália, e Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes, ligadao do Ministério da Educação), Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Estado) e empresas do polo tecnológico de Florianópolis.

Baixe o aplicativo no Google Play ou na App Store e acompanhe também o projeto no Facebook (/ParticipActBrasil) e no Instagram (/participactbrasil).

Mais informações podem ser obtidas no site www.participact.com.br e pelo e-mail labges.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Tela do aplicativo ParticipAct
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h